(31) 3215-8300

10 mitos sobre inovação nas empresas de TI

Por Gabriela Machado – Especialista em Marketing no SINDINFOR


Você já percebeu o quanto tem se falado a respeito de inovação nos negócios, não é mesmo? Porém, a cada momento surgem novos comentários, conceitos e informações que acabam confundindo quem quer entender melhor do assunto.

No post passado, abordei o que é inovação e por que inovar. Mas ainda assim, sei que algumas dúvidas ainda pairam na mente do empreendedor e que precisamos desmistificar um pouco alguns rumores sobre inovação.

Por isso, vamos esclarecer 10 mitos sobre inovação que todo empresário de negócios digitais deve saber!?

Mito 1: Inovação se resume apenas em lançar novos produtos

Engana-se quem pensa isso. Inovar não significa só criar um produto. Existem outras formas de estar à frente no mercado. É possível ser considerado inovador também a partir da alteração em processos, um novo canal de distribuição, mudança no modelo de negócio. Ou seja, inovar é colocar novas ideias em prática que gerem resultados para a empresa. Entretanto, cuidado! Quando a sua empresa começa a fazer o que as outras já fazem, não pode ser considerado inovação, mas sim, adequação ao mercado.

Mito 2: Sou uma empresa de tecnologia portanto já sou inovadora

Não é porque o negócio está inserido no mercado de TI que ele é inovador, até porque, muitas empresas conseguem inovar sem necessariamente ter uma solução por traz. Temos como exemplo a Gol, empresa de aviação, que aplicou inovação mudando seu modelo de negócio. Então, empresas de tecnologia também precisam estar atentas em aplicar a inovação e conseguir se destacar e sobreviver em um mercado tão competitivo.

Mito 3: Inovação é caro

Acreditem, inovar não é sinônimo de custos altos. Muitas empresas que passam pelo processo de inovação não possuem muitos recursos financeiros para investir, apenas passam a otimizar a gestão da cadeia de valor e alcançam bons resultados. É o famoso direcionar "esforços" para onde realmente precisa e é prioridade.

Mito 4: Inovação é coisa de empresas novas ou startup

Essa é uma das frases que mais se ouve quando falamos em inovar: isso é coisa de startup. Só a garotada que faz isso. Não! Diversas empresas que já estão há anos no mercado inovaram. Temos como exemplo a IBM, a Microsoft e não poderia deixar de citar a Apple. Todas, cada uma em sua velocidade e maneira, viram que necessitam inovar para se manterem altamente competitivas no mercado.

Mito 5: Inovação significa mudança radical

Não necessariamente. Você não precisa fechar seu negócio, apagar toda sua história e começar do zero. Inovação é um processo que desencadeia várias mudanças na empresa visando resultado. Porém, há práticas que apenas precisam passar por adaptação e não serem excluídas ou radicalmente modificadas.

Mito 6: Inovação resolve todos os problemas da empresa

Quem dera se fosse assim! Inovação pode ser um meio ou uma consequência. Por mais que o ato de inovar seja vital para as organizações hoje, não é ele que vai resolver todos os problemas existentes dentro do negócio. Deve-se observar quais são os gargalos e desafios que a empresa enfrenta e quais podem ser solucionados a partir da inovação. Além disso, avalie quais sofreram impacto indireto, mas que precisarão ser resolvidos de outra forma.

Mito 7: Inovação começa de fora para dentro

Na verdade, é o oposto. A inovação deve começar internamente. A cultura inovadora precisa estar enraizada na empresa e em seus colaboradores para que ela, de fato, seja efetiva. Todos precisam respirar esse conceito e direcionar seu comportamento e suas ações pela inovação. Dessa forma, a empresa conseguirá transmitir ao mercado que ela realmente é inovadora.

Mito 8: Inovação sempre vem dos líderes

Grandes ideias não necessariamente precisam vir do alto escalão da empresa. Atualmente, as empresas intituladas inovadoras possuem uma cultura de gestão horizontal, o que dispensa muita autonomia sob seus colaboradores. Isso permite também que a equipe ouse e tenha ideias a frente do mercado. Não existe mais a lenda do "o olho do dono que engorda o gado". Todos os envolvidos vão "engordar" o negócio, basta apenas que a cultura, valores e objetivos estejam muito bem alinhados.

Mito 9: Inovação nem sempre traz resultados

Como disse no post anterior, "não há inovação sem resultados. Inovar é transformar ideias novas em resultado para a empresa, ou seja, sua gestão precisa se nortear pelos objetivos da organização, visando o alcance de suas metas." Todo processo de inovação requer estratégias, objetivos e metas a serem alcançadas, dessa forma, sempre irá gerar algum resultado.

Mito 10: Existe o momento certo para inovar

Será!? Pode até existir sim, o momento certo para inovar é ontem! Brincadeiras à parte, mas não existe um momento em que você para, pensa e decide: esse é o melhor momento para inovar. Não! O mercado exige, o tempo todo, que as empresas se reinventem e sejam competitivas. É claro que, a cautela é necessária para que a empresa não dê um passo maior que a perna, porém, o ato de arriscar que fez com que empresas nascentes se tornassem potencias no mercado.

Agora que já sabemos o que é inovação, por que inovar e desmistificamos 10 fatos, que tal começar a pensar por onde começar a inovar?

Como você vê a inovação? Já pensou como seu negócio pode se tornar inovador? Conta pra gente!

Alguma dúvida, sugestão? Entre em Contato!

Obrigado por entrar em contato conosco. Breve iremos retornar.