(31) 3215-8300

10 parceiros que podem impulsionar o sucesso do seu negócio

Por Gabriela Machado - Especialista em Marketing no Sindinfor

Como abordei em um dos posts anteriores, as parcerias são um dos passos para ter sucesso em 2018, já que são fundamentais para acelerar o sucesso dos negócios. Já não é novidade que a colaboração é fundamental para o bom funcionamento do mercado e o seu crescimento.

Um dos motivos do ecossistema mineiro estar se tornando uma potência em tecnologia e inovação, são as iniciativas oferecidas por várias empresas e organizações, público e privadas. São diversas ações direcionadas tanto para empreendedores que querem tirar sua ideia do papel, até para aqueles que já estão no mercado e estão em busca de expansão.

As iniciativas vão desde acesso ao capital para investimento em inovação, capacitação, consultorias, programas de aceleração, apoio junto aos órgãos de regulamentação e muitas outras. Diante de tantas coisas sendo feitas para os empreendedores, preparei uma lista de parceiros que podem ajudar a impulsionar o sucesso do seu negócio em 2018.

Confira:

  1. SEDECTES – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior possui diversos projetos voltados para o fomento do ecossistema, dentre eles podemos citar: SEED é uma aceleradora de startups e é a única com recursos públicos do Brasil; SIMI – Sistema Mineiro de Inovação que reúne num só lugar informações sobre empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação e faz parte do Minas Digital, outra iniciativa, que visa gerar o desenvolvimento econômico e social do estado e do país a partir da inovação, economia digital e economia criativa.

  2. Sindinfor – Além de ser um dos principais parceiros das empresas, o Sindinfor é o sindicato que representa legalmente os negócios digitais de Minas e oferece para os empreendedores diversos projetos que visam o fomento, desenvolvimento e crescimento do empreendedorismo tecnológico. Os serviços vão desde a representação junto aos órgãos e ao sindicato dos funcionários, negociações, capacitação, programas de gestão da inovação e apoio à internacionalização, dentre muitos outros.

  3. Sebrae Minas – Possui diversas iniciativas para fomentar o empreendedorismo, capacitar as pessoas, inclusive sobre como abrir seu negócio. Além disso, auxilia as empresas com capacitação, geração de negócios e recursos para investimento em inovação, a partir de projetos como: Sebraetec, Go Minas, Feira do Empreendedor, Escola do Sebrae, entre muitos outros.

  4. FIEMG – Oferece soluções para os negócios digitais, por meio do Sindinfor, desde o apoio à internacionalização de empresas, fácil acesso ao capital em diversas instituições financeiras para investimento em inovação, convênios e descontos especiais, capacitação de média e longa duração, entre outros benefícios. Além disso, possui o maior programa de aceleração de startups da América Latina, o FIEMGLab.

  5. Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais é a agência de indução e fomento à pesquisa e à inovação científica e tecnológica do Estado de Minas Gerais. Possui projetos como Demanda Universal, Programa Pesquisador Mineiro PPM XI, Chamadas Internacionais, entre outros.

  6. BDMG – O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais oferece programas que visam o financiamento de investimentos necessários para a introdução, aperfeiçoamento e escalonamento de inovações no mercado, além de projetos que resultem em inovação radical ou incremental no mercado de atuação de empresas localizadas em Minas Gerais. São projetos do BDMG: Pró-Inovação, FINEP Inovacred, MPME Inovadora, PROPTEC, entre outros.

  7. Sucesu Minas – A entidade, que é órgão representativo da área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações de Minas Gerais, foi criada com o intuito de promover debates e buscar soluções em conjunto para os problemas relacionados às novas tecnologias. O seu portfólio engloba desde grandes eventos, como a tradicional Inforuso, capacitação, representação junto aos órgãos públicos, dentre muitos outros serviços.

  8. Assespro-MG - é a representação regional da Assespro Nacional e tem o objetivo de representar e defender os interesses comuns, fomentar o desenvolvimento de negócios e criar meios para o fortalecimento das empresas de TI de Minas. Oferece capacitação técnica e empresarial, comitês de Marketing, Engenharia de Software, Vendas para o Governo, troca de experiência e o networking, entre outros serviços.

  9. Fumsoft – instituição que atua na indução do desenvolvimento da cadeia produtiva de Tecnologia da Informação em Minas, além de desenvolvimento de programas nas áreas de Empreendedorismo (incubação e aceleração de startups), Qualidade, Negócios Internacionais, Projetos de P&D e Lei de Informática e Capacitações Empresarias.

  10. Criatec - A partir de iniciativa do BNDES, foi criado o Criatec, que é co-gerido pela Antera Gestão de Recursos S.A. e a INSEED Investimentos Ltda, do Grupo Instituto Inovação S.A. Ele é um fundo de investimentos de capital semente destinado à aplicação em empresas emergentes inovadoras.

E o seu negócio? Possui algum parceiro superimportante que não está na lista? Conte pra gente!

Em 2018, Minas tem tudo para ser a maior concentração de inovação do Brasil e um dos maiores destaques do mundo.

Vamos trabalhar juntos nessa?

Alguma dúvida, sugestão? Entre em Contato!

Obrigado por entrar em contato conosco. Breve iremos retornar.