(31) 3215-8300

11 dicas para começar a desenvolver a inovação no seu negócio!

Já falamos porque as empresas precisam pensar em inovar e também desmistificamos 10 mitos sobre inovação para clarear um pouco as ideias. Até então tudo bem, mas como começar a inovar no seu negócio? Como as empresas podem dar o primeiro passo rumo à inovação?

Não existe receita de bolo, nem estratégias prontas que terão um resultado garantido ao final. Tudo depende do seu modelo de negócio, do momento em que sua empresa se encontra e dos recursos que você dispõe para executar o que foi planejado. Mas uma coisa é certa, comece já. Avalie por onde começar, se planeje (mas não fique muito tempo só planejando) e coloque em prática.

Confira algumas dicas de como começar e como desenvolver a inovação no seu negócio!

1 - Olhe para o mercado e seus clientes
Tenha o hábito de validar seu negócio e suas soluções sempre! Elas continuam sanando a dor do mercado? O que você oferece continua atendendo às necessidades do cliente? Você precisa olhar para o seu mercado e estar o mais próximo possível dos seus clientes. Às vezes, são pequenos detalhes observados que resultam em ideias inovadoras.

2 - Esteja atento às tendências
A todo o momento surgem coisas novas no mercado e as empresas precisam estar atentas. É extremamente importante que você esteja ligado nas tendências que estão surgindo no seu setor, como elas impactam seu negócio e como elas influenciam a forma de consumo do seu público-alvo. Quando falamos em tecnologia, o processo é ainda mais rápido. A todo o momento é uma nova solução sendo criada que pode concorrer direta ou indiretamente com o que a sua empresa oferece. Então, esteja sempre com o radar ligado.

3 - Não tenha medo de deixar o passado onde ele deve estar... no passado
Não tenha receio de deixar estratégias, ideias e soluções para trás. O mercado muda, os negócios se adaptam. Tudo evolui. E você também precisa acompanhar esse movimento. Não se baseie em preciosismo e apego ao que foi desenvolvido, que poderia dar certo, mas não deu. Siga em frente, continue analisando, validando ideias, que tudo vai se ajeitando.

4 - Se preciso, reinvente seu negócio
E se for preciso, por que não? A inovação e o empreendedorismo, em sua essência, envolvem riscos, mudanças, incertezas, mas também sucesso! Se observar a concorrência, clientes e mercado como um todo e perceber que é necessário reinventar seu negócio, não tenha receios. Muitas empresas que não reinventaram a empresa no momento certo, assistiram a concorrência abocanhando seus clientes e o negócio ruindo aos poucos. Inovação é a palavra do momento!

5 - Acredite na sua ideia, na empresa e arrisque-se!
Sempre! Acredite na sua ideia, no seu negócio e arrisque-se. Um grande exemplo disso são as startups. Esse modelo de negócio já é sinônimo de incerteza e alto risco, porém, também são caracterizados pela escalabilidade e principalmente pela aposta que os seus fundadores depositam sobre a ideia. Esse é um ótimo exemplo para os empreendedores experientes. Nada melhor que unir a sua experiência com a ousadia dos “startupeiros” para repaginar seu negócio.

6 - Não tenha medo de errar
Já falamos de reinventar o negócio, acreditar na ideia e de se arriscar. Isso tudo tem que acontecer sem o sentimento do medo. Realmente você e todos os envolvidos precisam acreditar no negócio e sem medo de errar. O conceito de Lean Startup é uma ótima base para isso. É o famoso arrumar o carro andando! Faça as mudanças e vá fazendo ajustes, testes, pegando feedbacks e acertando tudo aos poucos. O importante é fazer sem o receio do erro.

7 - Estabeleça metas e monitore resultados
Não dá para se arriscar, acreditar na ideia, sem ter medo de errar, se você não planejar. A questão é não ficar planejando toda uma vida e não executar nunca. Tenha um planejamento, estabeleça suas metas e monitore os resultados. Isso também vai determinar se o processo de inovação está sendo assertivo. Baseie sua gestão em resultados e esteja certo que todo o seu corpo técnico e operacional está alinhado e tão engajado quanto a alta gestão.

8 - Mantenha o ambiente interno propício a criatividade
É muito importante que o ambiente da empresa instigue a criatividade e necessidade por inovação. Comece a desenvolver ações que proporcione experiência para seus colaboradores. Promova capacitações, inclusive em assuntos voltados à inovação e conceitos que não necessariamente estejam ligados às áreas que eles atuam. O aculturamento dos colaboradores quanto à inovação é fundamental, até porque como já falamos em outro post, a inovação começa de dentro pra fora!

9 - A experiência do cliente é a marca que sua empresa deixará nele!
A inovação também pode começar no seu relacionamento com o cliente e a experiência que sua empresa proporciona. Como está o atendimento presencial? Como as pessoas atendem o telefone na sua empresa? Quais são os seus canais de comunicação? Quanto tempo a empresa demora a responder uma solicitação? Como os clientes se sentem quando atendidos? Como eles querem ser atendidos? UFA! É tanta pergunta, não é mesmo?! E eu não coloquei nem a metade. Saiba que, o cliente se lembrará de você, principalmente, pela experiência que sua empresa proporcionou ao atendê-lo, seja de forma positiva ou negativa!

10 - Esteja presente no meio digital
Facilite a conexão e o contato. Esteja nos principais meios! E hoje, sabemos que independente do segmento, as pessoas estão cada vez mais digitais. Com isso, tenha um site que passe a mensagem do que sua empresa oferece de forma clara. Esteja nas mídias sociais e se atente ao que seu público está demandando e onde ele prefere ser atendido. Se antecipe e observe a concorrência também!

11 - Faça parcerias e networking, sempre!
Não existe mais a história de que concorrente é inimigo. Tenha a mente aberta. Inove também nas relações. Faça parcerias, até mesmo com a concorrência. As boas relações hoje é que ditam o mercado. Networking é tudo, tanto no meio profissional quanto no pessoal. A cultura de cooperação corporativa traz resultados extraordinários quando aplicada de forma estratégica e coerente.

Seja em processo, novas tecnologias, canais de comunicação e distribuição, entre outras formas, busque sempre uma forma de inovar e estar em destaque no seu mercado.

Gostou das dicas e quer investir em inovação na sua empresa?

Participe do nosso evento "Como captar recursos para investimento em inovação?"!

Alguma dúvida, sugestão? Entre em Contato!

Obrigado por entrar em contato conosco. Breve iremos retornar.