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5 fatores que comprovam o impacto da tecnologia no marketing

Por Gabriela Machado, Especialista em Marketing no Sindinfor

Como já diz a música gravada por Claudinho e Bochecha: “avião sem asa, fogueira sem brasa, sou eu assim sem você”. Você consegue imaginar hoje alguma área do mercado sem a tecnologia? Pois é. Eu não consigo pensar em nenhuma, principalmente o marketing. É tipo Batman e Robin mesmo que funcionam muito bem juntos!

Hoje, vemos o quanto o comportamento do consumidor mudou, inclusive devido a tecnologia, inovação e a própria evolução das pessoas. Com isso, o marketing também teve que se adaptar para conseguir atingir o público de maneira mais assertiva e contou com a tecnologia para conseguir isso.

Como já falamos em outro artigo, o marketing que a gente conhecia morreu. Claro, ainda existem alguns resquícios do antigo, porém, grande parte da sua essência alterou ao longo do tempo. Já passamos pelo marketing 1.0 até chegar no 4.0, tempo no qual as empresas procuram verdadeiros defensores e propagadores da sua marca, principalmente no meio digital.

Com o boom da internet e toda transformação digital pela qual o mercado está passando, fica nítido o quanto algumas áreas se tornaram transversais e são essenciais para o sucesso de outras, como a tecnologia.

Então vamos falar sobre os 5 fatores que comprovam o quanto a tecnologia impacta o marketing e o quanto eles são dependentes um do outro?

1. O comportamento e o consumo mudaram

Mudou e muito! E essa mudança se deu, principalmente, devido às novas tecnologias que surgiram e à evolução dos produtos/serviços ao longo dos anos. Além disso, as pessoas estão buscando cada vez mais praticidade e agilidade, duas exigências que são muito facilitadas pela tecnologia. Hoje as pessoas consomem alimentos, transporte, vestuário, entre outros itens de uma forma muito diferente. E digo mais, a continuidade do consumo de uma marca não se dá mais pelos mesmos motivos. Não existe mais essa ideia de cliente fiel. As estratégias de experiência e encantamento vinculadas a sua marca que irão reter seus clientes!

2. Fácil acesso à informação

A maneira com a qual as pessoas consomem produtos mudou totalmente, mas o mais interessante, ao meu ver, foi a mudança do consumo da informação. Ao longo de 10 anos, no Brasil, cresceram em mais de 30 milhões de casas conectadas. A web possibilita um fácil acesso às informações e a junção dela com os smartphones tornou isso ainda mais acessível. Hoje, em qualquer lugar (que tenha sinal), as pessoas conseguem consumir informação, fazer comparações de marcas que desejam consumir e aqueles que conseguem se posicionar melhor no meio digital saem na frente. As empresas podem utilizar a seu favor essa mudança, inclusive, ferramentas que possibilitam otimizar o acesso do público às informações da marca.

3. Relacionamento digital

Como citei, não existe essa questão de fidelidade mais. As empresas precisam se relacionar com seu público, principalmente, no meio digital para conseguirem reter seus clientes. A empatia entre marca e consumidor, a experiência do usuário e as boas prática do SAC 2.0 têm sido estratégias bastante efetivas para manter os clientes apaixonados, consumindo e, inclusive, propagando a marca.

4. Tudo é mensurado... tudo é dado!

Já teve muito esse discurso de que o marketing é intangível. “Não dá pra medir quando envolve emoção. Acho que nosso público gosta disso”. Acabou o achismo! A tecnologia tornou o marketing preciso, não digo uma ciência exata, mas tudo é possível medir, principalmente, o retorno em relação ao que foi investido. A tecnologia possibilitou que o marketing passasse a ser visto como investimento e não como custo.

Hoje existem diversas ferramentas, desde as mais básicas como o Excel, até as mais avançadas como os CRMs e as ferramentas de automação, que permitem que você meça, teste, avalie, refaça e comprove o resultado das ações. Além disso, os dados compilados nas ferramentas digitais possibilitam que as empresas conheçam cada vez mais o seu público e seu comportamento, possibilitando lançar produtos, serviços ou até mesmo otimizar os existentes, pensando sempre na experiência do cliente.

5. Automação de processos

O tempo está cada vez mais curto. O mundo vive acelerado e no dia a dia das empresas não é diferente. Além disso, atualmente os negócios precisam alcançar resultados exponenciais e nem sempre possuem grandes recursos humanos para isso. Para otimizar tanto os processos das empresas, quanto o relacionamento com os clientes e, inclusive, dar mais agilidade para essa relação, as ferramentas de automação vieram como um presente para o marketing.

Hoje você consegue se comunicar mais rápido e com mais clientes ao mesmo tempo. Consegue atender milhares e solucionar problemas que antes demoravam ou nem eram solucionados. E mesmo automatizando os processos cada vez mais, a própria tecnologia te permite humanizar suas relações, por meio da inteligência artificial, por exemplo.


Percebeu como a tecnologia impacta os setores, inclusive o marketing!? Já é tempo de aproveitar todo esse mix de informações disponíveis, avaliar seu negócio em relação a transformação digital do mercado e como o marketing da sua empresa pode ser otimizado por meio da tecnologia.

Já parou pra pensar como o marketing e a tecnologia, juntos, podem trabalhar para o sucesso do seu negócio?

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