(31) 3215-8300

9 livros para ler nas férias e começar bem nos negócios em 2018

Por Gabriela Machado - Especialista em Marketing no Sindinfor

Depois de um longo ano de trabalho e de muitos desafios, chega aquela hora que a gente precisa parar, não só pra descansar o corpo, mas também a mente. Uma das formas de relaxar é a leitura! Seja na praia, no campo ou dentro de um trem de uma cidade fria para a outra, ler um livro pode ser uma ótima forma de espairecer, mas também preencher o tempo livre e absorver algum tipo de conteúdo.

Pensando nisso, resolvi te indicar alguns livros que, agradavelmente, podem ser consumidos durante as férias para abrir a mente, distrair e dar diversos insights que poderão ser utilizados na sua volta à ativa.

Sem neurose de ficar fazendo planos para a empresa ao ler o livro nas férias! A intenção é abrir mesmo os caminhos da mente e da criatividade para retornar ao trabalho com a energia e os pensamentos renovados.

Confira então a lista com 9 livros pra você aproveitar nas férias (e por que não quando você voltar ao trabalho?):

1- Quem mexeu no meu queijo? - Spencer Johnson, M.D
Estamos inseridos num ambiente (principalmente o setor de tecnologia e inovação) extremamente volátil, onde precisamos o tempo todo estar preparados para mudanças, para pivotar, começar de novo e por aí vai. O livro é uma parábola que aborda a vida, as mudanças e os objetivos que traçamos e buscamos. A história se passa em labirintos, ambiente onde as pessoas estão em busca do que foi traçado. Independente da área da vida, seja no âmbito familiar, profissional e outras relações, a obra faz analogia com o cotidiano das pessoas que são expostas às mudanças inesperadas.

2- De Zero a Um - Peter Thiel
Todo mundo já conhece os grandes empreendedores que criaram grandes empresas de sucesso como Facebook, Amazon, Uber, por exemplo. Mas se você também quer empreender e tenta copiar essas referências, você não está aprendendo com elas. Na verdade, é bem mais fácil copiar do que criar. O livro fala bastante sobre isso. O avanço do mercado vem do monopólio, não da competição. Quando você oferece algo único ao público e se preocupa em fazer melhor que qualquer outro, você tem um monopólio. Mas quando se preocupa em competir, você se torna comum no meio. ”De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício” diz que a inovação vai de 0 a 1 e que a preocupação dos empreendedores deve ser de criar e oferecer algo único ao mercado.

3- A estratégia das 3 caixas - Vijay Govindarajan
Muito se fala sobre inovação hoje e sua importância, mas como gerir isso? Como viver o bem o presente, já pensando no futuro e não se prendendo muito ao passado? O livro ensina os passos, se baseando em cases reais, para lidar com o que ele chama de três caixas: crie o futuro, gerencie o presente, esqueça o passado. Detalhando passo a passo do processo, o autor fala sobre liderança, gestão, resultados, metas, habilidades e o mindset que são fundamentais para conseguir gerir as três caixas. A partir das técnicas, o gestor estará muito melhor preparado para agir, ao invés de reagir.

4- A startup enxuta - Eric Ries
No livro, o autor procura passar para os empreendedores como serem mais bem-sucedidos na gestão da empresa da melhor forma possível, cortando desperdícios de tempo e de recursos. Como já falamos muito: a inovação é fundamental para o mercado e para as empresas, mas como ela é utilizada para criar negócios fora da curva? O autor aborda isso muito bem no decorrer do livro e propõe uma nova forma de se pensar em empreendedorismo.

5- A arte de fazer acontecer - David Allen
Já terminou o dia se sentindo muito cansado, mas com a sensação de não ter produzido quase nada? Pois é, já passei por isso várias vezes! Hoje tempo custa dinheiro e quanto mais você otimiza sua rotina, mais você consegue escalar sua produtividade. Mas como? O livro aborda o método GTD: Getting Things Done, que visa mostrar as pessoas uma forma nova de trabalhar e que proporciona mais foco, mais produtividade e menos estresse.

6- Elon Musk - Ashlee Vance
A partir de conversas com Elon Musk e entrevistas com pessoas diretamente ligadas ao empreendedor, o jornalista conseguiu colocar no livro um olhar único sobre a vida e trajetória de um dos mais incríveis empreendedores da atualidade, que revolucionou a indústria a partir de diversas inovações que impactaram diversas áreas. Se você quer se inspirar numa mente brilhante e em um profissional fora da curva, além de ser apaixonado por inovação, você não pode deixar de ler esse livro.

7- A Bíblia da Inovação - Fernando Trías de Bes | Philip Kotler
Sabe aquele guia de cabeceira sobre um assunto? Pois é! Esse livro é para aqueles que são fissurados em inovação. Ele reúne pensamentos voltados para a inovação, alinhando teoria e prática. A obra aborda não só novas tecnologias, mas como se reinventar, criar mercados, gerar necessidade e resolver problemas que ainda não são solucionados. Precisando de um guia e de saber muito mais sobre inovação? Então este livro é pra você!

8- Sprint - Jake Knapp com John Zeratsky e Braden Kowitz
“Sprint - O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias” é outro livro que pode te ajudar a começar ou dar continuidade à inovação na sua empresa. Já que falamos tanto de inovação em grande parte das indicações, vamos falar das suas aplicações também. Como inovar? Por onde começar? Como montar uma boa equipe? Tudo isso precisa ser trabalhado e resolvido o quanto antes para que a empresa comece a agir. E por quê não em cinco dias? O método desenvolvido pelo designer Jake Knapp, quando atuou no Google, era aplicado desde a ideia/atividade mais simples até a mais complexa dentro da empresa, com o foco em desenvolver e testar ideias em apenas cinco dias.

9- Like a Virgin - Richard Branson
Saiba mais sobre as estratégias desse empresário, considerado um dos mais excêntricos do mundo. Richard relata no livro suas experiências que o tornaram um dos empreendedores mais respeitados do planeta. Além de dar dicas e conselhos, ele expõe opiniões que impactam fortemente o leitor. Está precisando de um mentor e de dicas sobre empreendedorismo? Aproveite a leitura!

Bom, essas são dicas de algumas leituras que podem ser aproveitadas não somente nas férias, mas também no decorrer de todo ano. Inspiração, conteúdo, insights e muita coisa nova pra gente refletir mais sobre empreendedorismo, inovação, mercado e vários outros assuntos.


Boa leitura!

Alguma dúvida, sugestão? Entre em Contato!

Obrigado por entrar em contato conosco. Breve iremos retornar.