Como as empresas de TI podem potencializar a representatividade do setor?

Em dezembro de 2016, o governo apresentou o projeto de reforma da legislação trabalhista. A partir das alterações, as negociações coletivas dos trabalhadores com as empresas, por meio dos sindicatos, passam a prevalecer sobre a legislação em 12 itens específicos, relacionados à jornada de trabalho e ao salário.

Dessa forma, manter o sindicato cada vez mais forte é fundamental e, para isso, é de extrema importância que as empresas colaborem por meio da contribuição sindical.

A Contribuição Sindical Patronal tem previsão legal e é um tributo de responsabilidade das empresas, destinada “aos sindicatos pelos que participem das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas pelas referidas entidades”.

Quais benefícios o pagamento da contribuição sindical traz para o empresário de TI:

A empresa que recolhe a contribuição vai ajudar no fortalecimento e defesa da sua categoria econômica, poderá ser mais bem representada perante o Poder Público, será representada nas negociações coletivas com o sindicato laboral e terá assessoria jurídica gratuita em assuntos relacionados à CCT.

Além disso, será um importante agente e colaborador na movimentação e fortalecimento do ecossistema de TI, possibilitando aumentar o número de ações em prol da expansão do mercado e valorização do potencial tecnológico de Minas.

Já pensou se as empresas tivessem que defender os interesses do setor sozinhas? Conheça 5 motivos que demonstram a importância do seu negócio ter uma instituição representativa forte.

Dúvidas sobre a contribuição? Elaboramos uma lista de perguntas e respostas para mais esclarecimentos!

Já emitiu sua guia? Então não perca tempo! Já está disponível em nosso site.

Um ecossistema que trabalha em conjunto, constrói um sindicato forte e amplia seu potencial.