(31) 3215-8300

Como as empresas podem começar a inovar?

Por Gabriela Machado – Especialista em Marketing no SINDINFOR

Já falamos porque as empresas precisam pensar em inovar e também desmistificamos 10 mitos sobre inovação para clarear um pouco as ideias. Até então tudo bem, mas como começar a inovar no seu negócio? Como as empresas podem dar o primeiro passo rumo à inovação?

Não existe receita de bolo, nem estratégias prontas que terão um resultado garantido ao final. Tudo depende do seu modelo de negócio, do momento em que sua empresa se encontra e dos recursos que você dispõe para executar o que foi planejado. Mas uma coisa é certa, comece já. Avalie por onde começar, se planeje (mas não fique muito tempo só planejando) e coloque em prática.

Confira algumas dicas de como começar e como desenvolver a inovação no seu negócio!

Olhe para o mercado e seus clientes

Tenha o hábito de validar seu negócio e suas soluções sempre! Elas continuam sanando a dor do mercado? O que você oferece continua atendendo às necessidades do cliente? Você precisa olhar para o seu mercado e estar o mais próximo possível dos seus clientes. Às vezes, são pequenos detalhes observados que resultam em ideias inovadoras.

Esteja atento às tendências

A todo o momento surgem coisas novas no mercado e as empresas precisam estar atentas. É extremamente importante que você esteja ligado nas tendências que estão surgindo no seu setor, como elas impactam seu negócio e como elas influenciam a forma de consumo do seu público-alvo. Quando falamos em tecnologia, o processo é ainda mais rápido. A todo o momento é uma nova solução sendo criada que pode concorrer direta ou indiretamente com o que a sua empresa oferece. Então, esteja sempre com o radar ligado.

Não tenha medo de deixar o passado onde ele deve estar... no passado

Não tenha receio de deixar estratégias, ideias e soluções para trás. O mercado muda, os negócios se adaptam. Tudo evolui. E você também precisa acompanhar esse movimento. Não se baseie em preciosismo e apego ao que foi desenvolvido, que poderia dar certo, mas não deu. Siga em frente, continue analisando, validando ideias, que tudo vai se ajeitando.

Se preciso, reinvente seu negócio

E se for preciso, por que não? A inovação e o empreendedorismo, em sua essência, envolvem riscos, mudanças, incertezas, mas também sucesso! Se observar a concorrência, clientes e mercado como um todo e perceber que é necessário reinventar seu negócio, não tenha receios. Muitas empresas que não reinventaram a empresa no momento certo, assistiram a concorrência abocanhando seus clientes e o negócio ruindo aos poucos. Inovação é a palavra do momento!

Acredite na sua ideia, na empresa e arrisque-se!

Sempre! Acredite na sua ideia, no seu negócio e arrisque-se. Um grande exemplo disso são as startups. Esse modelo de negócio já é sinônimo de incerteza e alto risco, porém, também são caracterizados pela escalabilidade e principalmente pela aposta que os seus fundadores depositam sobre a ideia. Esse é um ótimo exemplo para os empreendedores experientes. Nada melhor que unir a sua experiência com a ousadia dos “startupeiros” para repaginar seu negócio.

Não tenha medo de errar

Já falamos de reinventar o negócio, acreditar na ideia e de se arriscar. Isso tudo tem que acontecer sem o sentimento do medo. Realmente você e todos os envolvidos precisam acreditar no negócio e sem medo de errar. O conceito de Lean Startup é uma ótima base para isso. É o famoso arrumar o carro andando! Faça as mudanças e vá fazendo ajustes, testes, pegando feedbacks e acertando tudo aos poucos. O importante é fazer sem o receio do erro.

Estabeleça metas e monitore resultados

Não dá para se arriscar, acreditar na ideia, sem ter medo de errar, se você não planejar. A questão é não ficar planejando toda uma vida e não executar nunca. Tenha um planejamento, estabeleça suas metas e monitore os resultados. Isso também vai determinar se o processo de inovação está sendo assertivo. Baseie sua gestão em resultados e esteja certo que todo o seu corpo técnico e operacional está alinhado e tão engajado quanto a alta gestão.

Mantenha o ambiente interno propício a criatividade

É muito importante que o ambiente da empresa instigue a criatividade e necessidade por inovação. Comece a desenvolver ações que proporcione experiência para seus colaboradores. Promova capacitações, inclusive em assuntos voltados à inovação e conceitos que não necessariamente estejam ligados às áreas que eles atuam. O aculturamento dos colaboradores quanto à inovação é fundamental, até porque como já falamos em outro post, a inovação começa de dentro pra fora!

A experiência do cliente é a marca que sua empresa deixará nele!

A inovação também pode começar no seu relacionamento com o cliente e a experiência que sua empresa proporciona. Como está o atendimento presencial? Como as pessoas atendem o telefone na sua empresa? Quais são os seus canais de comunicação? Quanto tempo a empresa demora a responder uma solicitação? Como os clientes se sentem quando atendidos? Como eles querem ser atendidos? UFA! É tanta pergunta, não é mesmo?! E eu não coloquei nem a metade. Saiba que, o cliente se lembrará de você, principalmente, pela experiência que sua empresa proporcionou ao atendê-lo, seja de forma positiva ou negativa!

Esteja presente no meio digital

Facilite a conexão e o contato. Esteja nos principais meios! E hoje, sabemos que independente do segmento, as pessoas estão cada vez mais digitais. Com isso, tenha um site que passe a mensagem do que sua empresa oferece de forma clara. Esteja nas mídias sociais e se atente ao que seu público está demandando e onde ele prefere ser atendido. Se antecipe e observe a concorrência também!

Faça parcerias e networking, sempre!

 Não existe mais a história de que concorrente é inimigo. Tenha a mente aberta. Inove também nas relações. Faça parcerias, até mesmo com a concorrência. As boas relações hoje é que ditam o mercado. Networking é tudo, tanto no meio profissional quanto no pessoal. A cultura de cooperação corporativa traz resultados extraordinários quando aplicada de forma estratégica e coerente. 

Seja em processo, novas tecnologias, canais de comunicação e distribuição, entre outras formas, busque sempre uma forma de inovar e estar em destaque no seu mercado.

Então, conseguiu visualizar por onde sua empresa pode começar a inovar? Quais são as mudanças que devem ser promovidas para que seu negócio dê o primeiro passo? Conte pra gente como podemos te ajudar.

Alguma dúvida, sugestão? Entre em Contato!

Obrigado por entrar em contato conosco. Breve iremos retornar.