(31) 3215-8300

Conheça as maiores investidoras-anjo de Minas

Por Tamiris Freitas, especialista em gestão de mídias sociais no Sindinfor

Se interessou em conhecer as maiores investidoras-anjo do estado?

Antes de tudo, queremos apresentar um conceito diferente deste termo.

Em geral, entende-se por investimento-anjo o investimento efetuado por pessoas físicas com capital próprio* em empresas nascentes com alto potencial de crescimento apresentando as seguintes características: 

  1. É efetuado por profissionais (empresários, executivos e profissionais liberais) experientes, que agregam valor para o empreendedor com seus conhecimentos, experiência e rede de relacionamentos além dos recursos financeiros, por isto é conhecido como smart-money
  2. Tem normalmente uma participação minoritária no negócio. 
  3. Não tem posição executiva na empresa, mas apoiam o empreendedor atuando como um mentor/conselheiro.

 *O Investimento com recursos de terceiros é chamado de "gestão de recursos". É efetivado por fundos de investimento e similares, sendo uma modalidade importante e complementar a de Investimento Anjo, normalmente aplicado em aportes subsequentes. (fonte: anjosdobrasil.net)

 Mas hoje queremos falar de um tipo de investidor diferente. É aquele que está desde o início, literalmente. Podem ser autônomos e profissionais liberais ao mesmo tempo. Porém, muitos deles também trabalham em organizações, em muitos casos, de 8h às 18h, mas estão sempre arranjando um tempinho para tudo. Um pouco diferente do smart-money, neste caso, os recursos financeiros são chamados de love-money, mas também não deixam de ser smart. Além disso, igual aos investidores-anjo comuns, apoiam o empreendedor com mentorias e aconselhamentos, mas o feeling tende a ser bem mais aguçado, principalmente em relação ao futuro e alterações climáticas (“leva o casaco pra não pegar friagem”, geralmente nos meses de junho, julho e agosto). Em relação a participação no negócio em si, muitas vezes pode ser minoritária, mas quando os resultados positivos são colhidos, a tendência é que estes tipos de investidores fiquem mais felizes com este resultado, que os que receberam aporte de investimento, mesmo que não tenham retorno financeiro disto.

 A nomenclatura não é nova, pelo contrário, existe desde os primórdios. Em português, chamamos de mãe.

 Essa é a homenagem do Sindinfor para você, mãe, que com certeza é a maior investidora-anjo de todos os tempos. Sem vocês, temos certeza que não teríamos tantas mentes brilhantes, fazendo do nosso ecossistema um dos maiores do Brasil e do mundo.

Alguma dúvida, sugestão? Entre em Contato!

Obrigado por entrar em contato conosco. Breve iremos retornar.