(31) 3215-8300

Por que as empresas precisam pensar em inovar?

Por Gabriela Machado, Especialista em Marketing no SINDINFOR

Atualmente, as empresas estão imersas em um mercado cada vez mais competitivo, instável e diversificado que exige que os empresários estejam a todo momento repensando seu negócio e a forma de atrair clientes. Além disso, reduzir custos, aumentar receita e gerir pessoas se tornaram alguns dos maiores desafios enfrentados hoje.

Para vencer todas essas barreiras, o empreendedor necessita encontrar formas de se destacar no mercado, otimizar seu negócio e estar à frente dos concorrentes. Mas como? Através da inovação!

A inserção e gestão da inovação nas empresas já não pode ser considerada apenas um diferencial competitivo, mas também a saída para as organizações sobreviverem ao mercado com a concorrência cada vez mais acirrada.

“Mas inovar é complexo, é um bicho de sete cabeças”. Não! Inovar pode ser bem mais simples do que se imagina.

Mas o que de fato é inovar?

Segundo o dicionário Priberam, inovação pode ser “aquilo que constitui algo de novo, desenvolvimento e uso de novos produtos, métodos ou conceitos, introduzir novidades, renovar, inventar, criar”. Enfim, existe diversas possibilidades para tornar o negócio inovador.

Engana-se quem pensa que inovação se resume em criar um novo produto ou ter uma ideia revolucionária como Steve Jobs. Inovar pode estar na mudança de processos e gestão, na alteração do modelo de negócios, na inserção em novos mercados, branding, exploração de outros canais de distribuição e/ou comunicação, desenvolvimento de plataformas tecnológicas, entre várias outras formas que propõem fazer algo novo no negócio visando resultado, sempre!

Não há inovação sem resultados. Inovar é transformar ideias novas em resultado para a empresa, ou seja, sua gestão precisa se nortear pelos objetivos da organização, visando o alcance de suas metas.

E por que inovar?

A inovação, além de permitir que as empresas se tornem cada vez mais competitivas a médio e longo prazo, ela também possibilita que os negócios sejam sustentáveis e, porque não dizer, escaláveis.

Diversos especialistas costumam falar muito a mesma frase: “inove ou morra”. De fato, grandes empresas desapareceram por não acompanharem o mercado, como foi o caso da Kodak, Blockbuster, entre outras.

Inovar se tornou necessidade vital para empresas, principalmente as organizações de tecnologia. A TI é transversal e, por isso, a inovação dos negócios digitais (como são chamadas as empresas de TI hoje) impulsiona e possibilita que os outros mercados também acompanhem o processo como um todo.

A inserção da inovação nas empresas possibilita reduzir as incertezas e tornar o negócio diferenciado e mais competitivo, além disso, garante maiores níveis de satisfação de todos os stakeholders, principalmente clientes e colaboradores.

E sua empresa? Já está inovando ou pensa em inovar? Quer inovar e não sabe por onde começar?
Nos conte a sua dúvida ou seu case de sucesso!

Compartilhe essa ideia e vamos fazer Minas inspirar e expirar inovação!

Alguma dúvida, sugestão? Entre em Contato!

Obrigado por entrar em contato conosco. Breve iremos retornar.