Por que (e como) ter um negócio inovador em Minas?

Não é segredo pra ninguém que os olhos do país, e porque não dizer do mundo, estão voltados para Minas Gerais quando o assunto é inovação e tecnologia, não é mesmo? Aqui já é considerado um dos lugares mais promissores para os empreendedores que desejam ter um negócio de base tecnológica.

E não é de hoje que temos chamado a atenção do mercado! Dentre tantas, Belo Horizonte foi escolhida para abrigar um centro de engenharia do Google na América Latina. E não parou por aí... A Accenture, uma das principais consultorias de gestão e serviços de tecnologia do mundo, trouxe seu centro de operações também para a capital mineira. Além disso, a Embraer considerou BH a cidade ideal para ter o seu primeiro centro de engenharia fora da gigantesca São Paulo.

Segundo o Índice de Cidades Empreendedoras, divulgado pela Endeavor, Belo Horizonte está dentre as 10 cidades do Brasil mais atraentes para abrir um negócio. Os pontos avaliados do ranking são: ambiente regulatório, acesso a capital, capital humano, cultura, infraestrutura, inovação e mercado.

Não há dúvidas que, não é fácil abrir uma empresa no Brasil, mas principalmente, mantê-la sustentável e a todo vapor. Dessa forma, são necessárias ações e iniciativas de diversas frentes para auxiliar os empreendedores nessa missão complexa. E isso Minas tem de sobra e tem desenvolvido cada vez mais.

São diversos projetos de órgãos públicos, organizações sem fins lucrativos e privadas, entre outros, que visam fomentar o empreendedorismo e inovação em Minas, incentivando cada vez mais, o nascimento, permanência e sucesso de negócios inovadores aqui.

E como nós temos trabalhado para que o resultado seja ainda melhor?

Quando se trata de um sindicato, em geral, a primeira coisa que vem à mente são a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e representatividade legal, certo? Porém, nossas ações vão muito além disso. Quer saber como?

Trabalhamos pelo desenvolvimento do setor há quase 30 anos e não podíamos deixar de notar o quanto o segmento de tecnologia cresceu nos últimos tempos. Com isso, logo começamos a estruturar um programa de internacionalização, com o objetivo de estreitar caminhos pra que as nossas empresas pudessem ir para fora e vice-versa, crescer e gerar muitos negócios neste ano.

Além disso, fomos a campo para descobrir mais informações sobre as dores e necessidades das empresas, para que pudéssemos desenvolver um portfólio de produtos e serviços que gere resultados reais. E o que descobrimos? De maneira geral, os empresários têm dois grandes objetivos: geração de receita e redução de custos. Com isso em mente, preparamos uma gama de serviços, que vão desde assessoria jurídica à promoção de encontros e eventos exclusivos, não só para capacitar e qualificar a mão-de-obra, mas também para networking e geração de novos negócios. Se interessou? Você pode acessar nosso portfólio completo aqui.

E não pretendemos parar por aqui! Este ano vamos fazer ainda mais, novos projetos, novos produtos, afinal, o cenário muda, as empresas mudam e o Sindinfor também.

Falando em mudanças, o nosso presidente, Welington Teixeira, fala um pouco mais sobre o assunto. Dê o play e confira:

E para que nós possamos dar continuidade a todos estes trabalhos que têm sido tão positivos para o setor, precisamos que você também atue com a gente. Precisamos que você, empresário, se aproxime e nos conte suas demandas e participe ativamente, fazendo a diferença na sua empresa e no ecossistema como um todo!

E para atuarmos ainda mais fortemente, precisamos também que você contribua através da Taxa Participativa, mantendo sua empresa em dia, ajudando a fortalecer o setor e, principalmente, a potencializar o seu negócio. Recentemente, enviamos a guia de pagamento via correios. Se restou alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail contas@sindinfor.org.br.

Em 2018, Minas tem tudo para ser a maior concentração de inovação do Brasil e um dos maiores destaques do mundo.

Vamos trabalhar juntos nessa?