Saiba porque seu negócio precisa de uma instituição representativa

Já pensou se as empresas tivessem que defender os interesses do setor sozinhas? Alguns setores da economia ainda passam por isso e, neste momento de recessão econômica é necessário ter uma forte representação para defender e orientar os empresários.

Por conhecer o segmento e os desafios enfrentados pelos empresários, acompanhar as leis e normas e interferir junto aos poderes governamentais, através da forte atuação, os sindicatos patronais são essenciais para o bom andamento do setor.

Ao estreitar o relacionamento com o seu sindicato, as empresas ganham força e tem a possibilidade de crescer ainda mais com a troca de experiências, networking com outros empresários, além de receber apoio e orientação especializada. Ter o sindicato patronal como um parceiro atuante é estratégico para sua empresa enfrentar o mercado tão competitivo.

Conheça os 5 motivos para sua empresa precisar de um sindicato representativo:

1º Negociação coletiva de trabalho: O sindicato tem a tarefa de estreitar e otimizar o relacionamento com o sindicato laboral, discutindo os impasses e direitos que envolvem empregador e empregado.

2º Defesa de interesses e Representatividade: Atuar em defesa de interesses dos empresários baseado em benefícios fiscais e tributários para todas às empresas que compõem a categoria, além de representar e defender seus interesses junto ao governo são premissas do sindicato patronal.

3º Fontes de Informações Estratégicas: Sua empresa precisa de informações e dados específicos do setor para tomar decisões assertivas e só um sindicato forte conseguirá lhe fornecer isso. Estudos relacionados ao setor, contato com órgãos e empresas competentes, além de facilitar o acesso a dados são outros benefícios que a empresa terá ao estar próximo ao seu sindicato.

4º Amplo portfólio de serviços: Uma vasta lista de serviços prestados, outro atrativo para os que optaram em ser um associado. Convênios com empresas de diversos segmentos, capacitação, missões e apoio à expansão internacional de negócios, eventos de networking, assessoria jurídica, acesso a linhas de crédito diferenciadas é só uma parte do que você pode conquistar.

5º Geração de negócios: Estreitar o relacionamento das empresas sindicalizadas com os diversos públicos, promover networking dos empresários, expansão de atuação e, consequentemente, geração de negócios, é outro trabalho realizado por um sindicato forte e representativo.

Um ecossistema que trabalha em conjunto, constrói um sindicato forte.

Curiosidade:

O Sindicato Patronal é o representante legal das empresas (independente do setor econômico que atua) junto às três esferas do governo (Federal, Estadual e Municipal). Eles são regidos pela CLT, artigos 511 e subsequentes, sendo assim, regulamentados pelo Ministério do Trabalho.

O sindicato mantém suas atividades, principalmente, por meio da contribuição sindical, paga pelas empresas uma vez por ano e que é distribuída entre Sindicato, Ministério do Trabalho, Confederação e Federação das Indústrias.

A CLT estabeleceu as principais atividades de um sindicato, sendo elas: representação dos interesses gerais e individuais do segmento representado, além da celebração de acordo ou convenção coletiva de trabalho.