Você sabe como são feitas as negociações da CCT?

Uma Convenção Coletiva de Trabalho é o acordo entre dois sindicatos (de empregados e empregadores) para regular as relações de trabalho da categoria econômica (definida pelas atividades empresariais) por um período de tempo (geralmente 2 anos).

As negociações são iniciadas, usualmente, pelo Sindicato dos empregados, até 60 dias antes da data-base da categoria profissional representada. Neste período, as partes negociam as cláusulas econômicas, jurídicas e sociais de sua Convenção, procurando o equilíbrio das relações negociais entre patrões e empregados. Se as partes chegarem a um bom termo nas negociações, a CCT é assinada e registrada no Ministério do Trabalho, para fins de documentação e divulgação.

Se não forem conclusivas as negociações, podem resultar em greve e em dissídios coletivos junto aos Tribunais do Trabalho que, atuando como órgão de resolução, irá prolatar uma sentença normativa, para substituir a CCT no período indicado.

Este ano, precede a negociação da categoria econômica do Sindinfor, um amplo estudo econômico sobre o setor, com o levantamento de dados específicos sobre cada ramo de atividade das empresas representadas pelo sindicato. Como a base econômica é muito heterogênea, representando empresas com perfil fabril e, também, perfil de serviços, uma diferenciação das empresas por tipo foi elaborada e seccionados os dados econômicos, de forma a orientar a negociação com o Sindados.

E ai?! Surgiu mais alguma dúvida sobre as negociações? Conta pra gente!