Histórico

Criado em 1989, o SINDINFOR representa as empresas de informática junto à categoria profissional do setor e ao poder público em diferentes níveis; defende os interesses do segmento; busca soluções para questões de interesse - tudo isso através de iniciativas próprias e de parcerias que potencializam e estendem benefícios aos seus associados.

Conheça a trajetória de conquistas do SINDINFOR.

1989 - Criação do Sindicato das Empresas de Informática de Minas Gerais (SINDINFOR).

2005 - Fundação do APL (Arranjo Produtivo Local) de Software de Belo Horizonte proporcionando maior contato entre as empresas-membros e outros APLs de Minas, além de acesso a programas de certificação em qualidade de software e participação em editais de financiamento e fomento à inovação.

2005 - SINDINFOR passa a realizar anualmente pesquisa salarial, atendendo à demanda dos associados de retenção dos talentos e alinhamento das políticas de remuneração.

2007 -  Filiação do SINDINFOR à FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). Marco que além de fortalecer o setor de informática junto ao empresariado mineiro, disponibilizou para os associados vantagens e serviços oferecidos pela entidade.

2007 -  O SINDINFOR foi reconhecido pelo Governo de Minas Gerais pela relevância dos resultados alcançados pelo APL de Software de Belo Horizonte.

2009 - Parceria entre SINDINFOR e SENAI fomentando o curso de aprendizagem em programação Java para jovens entre 16 a 24 anos, capacitando profissionais e abrindo espaço para novos aprendizes.

2009 – Elaboração do Atlas Tecnológico de Minas Gerais - guia online - que reúne empresas de Tecnologia da Informação de todo o Estado e funciona como uma vitrine de negócios, divulgando serviços e produtos das empresas associadas.

2009 - Formação do Grupo Info RH que reúne profissionais da área de Recursos Humanos das empresas associadas para debater temas de interesse.

2010 - Elaboração do projeto de Desenvolvimento de Ações Comerciais e de Gestão de Recursos Humanos que oferece capacitação profissional aos associados do SINDINFOR.

2014 - Criação do Conecta TI que promove palestras com os mais variados temas de interesse dos associados.

2014 - Realização do Estudo de Prospecção de Mercado para o APL de TI facilitando e promovendo oportunidades de novos negócios. O estudo faz o levantamento das principais demandas, interesses e necessidades na área de TI dos setores de saúde e de energia. Parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a FIEMG, o SEBRAE e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

2014 - Projeto MDIC: levantamento de oportunidades de negócios na área de TI junto a empresas dos setores de metalurgia, metal mecânica, eletroeletrônico e serviços de engenharia na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Aço.

2015 – Concepção do Indica TI: Informativo de periodicidade semestral com Indicadores Econômicos, parceria entre o SINDINFOR e a Fiemg.

2015 - Convênio do SINDINFOR com a Caixa Econômica Federal para disponibilizar crédito de até R$ 100 mil a juros especiais para as empresas associadas.

2016 – Lançamento da 4ª versão do Altas Tecnológico. O novo guia online traz mais de 1.400 empresas de TI de Minas Gerais e apresenta melhorias como novo sistema de busca além de dados atualizados das empresas e facilidade de cadastro dos associados.