Por Eloi Oliveira | Diretor Executivo Grupo Seixas

 

Olá! Eu sou Eloi Oliveira, Diretor Executivo do Grupo Seixas e especialista em fala em público. Nos últimos anos, ajudei a construir inúmeros discursos para meus clientes e pude observar os 5 principais erros na hora de fazer uma apresentação. Será que você anda cometendo algum deles?

1) Falar muito de você

Um dos deslizes mais comuns cometidos por quem vai se apresentar é falar sobre si mesmo no começo de sua apresentação.

Se o tema da sua próxima palestra não for VOCÊ, então não fale de você, fale sobre aquilo que vai interessar ao seu público e esqueça aquela ideia de que as pessoas precisam te conhecer melhor para acreditar no que está falando.

 2) Pedir desculpas

Outro erro recorrente ao começar uma apresentação é pedir desculpas por algum problema que o público ainda não sabe e destacar esse problema ou dificuldade no início usando, por exemplo, “Quero, antes de mais nada, pedir desculpas pela desorganização dos meus slides”.

Dizer isso não vai fazer de você um apresentador melhor! Só vai reforçar o problema e desviar a atenção do público para ele. Pense nisso na próxima vez que tiver que falar em público.

 

 

3) Confessar que está nervoso

Eu sou especialista em Comunicação Assertiva e Performance e oriento executivos a transmitir sua mensagem com confiança. Um erro que muita gente comete é começar sua apresentação dizendo que está muito nervoso, achando que isso vai trazer o público para o seu lado. Isso não vai te ajudar! Só vai deixá-lo ainda mais inseguro caso alguém na plateia faça cara feia pra você.

Se você está realmente nervoso, não destaque esse problema ainda mais. O mesmo vale para aquelas pessoas que gostam de começar sua apresentação com a frase “eu não sou bom em falar em público”. Nunca use esse tipo de frase! Se isso ajudasse de fato, você nunca ficaria ansioso na sua próxima apresentação. Já pensou sobre isso?

4) Olhar demais para o slide

Você quer deixar sua plateia irritada? Leia o slide que está exibindo. Este é um erro que muitos apresentadores cometem.

Quando você lê um slide, está dizendo: “olha, eu estou lendo essa informação pra você, logo o que eu vim aqui fazer é totalmente descartável! Eu poderia muito bem mandar esse material pra você e ir embora”. Tenho certeza que não é isso que você quer fazer na sua próxima apresentação, não é?

Não fique lendo slides. Coloque os pontos principais em um pequeno roteiro, caso você tenha medo de dar branco, mas não se prenda a essas informações também.

5) Anunciar uma história

Uma das ferramentas mais poderosas para envolver seu público é contar uma boa história. E onde está o erro nisso? É quando os apresentadores avisam que vão contar uma história como, por exemplo, “Eu quero começar contando uma história…”

Anunciar uma história só vai enfraquecê-la. Vá direto ao ponto e simplesmente comece contando a história sem informar que vai fazer isso. 

5-principais-erros-na-hora-de-fazer-uma-apresentacao

Estas falhas podem destruir a sua apresentação, mas a boa notícia é que você pode aprimorar a qualidade do seu discurso e criar apresentações de alto impactoContinue lendo nosso blog e saiba mais sobre como podemos te ajudar a ser um bom orador!