Já contamos aqui no blog sobre a Indústria 4.0, mostramos como ela surgiu, como se sustenta e quais são seus impactos para o mundo. Agora é hora de fazer um comparativo entre a 4ª Revolução Industrial e os seus impactos no mercado de trabalho.

Caso você não tenha lido o primeiro texto, clique AQUI, ele vai te ajudar a entender melhor o que estamos propondo neste texto. Prontos? Vamos começar!

As possibilidades criadas

Um dos pontos mais fortes da Indústria 4.0 está na conectividade gerada por ela. Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, veremos uma conexão enorme dentro das empresas, que vão do sistema de produção até o marketing. Possibilitando que os processos sejam acompanhados por de perto por diversas áreas da empresa e da indutria, transformando todo o sistemas em um verdadeiro bloco de troca de informações.

Mas o que essa conectividade pode acarretar para as empresas?

A maior mudança que iremos presenciar está na forma de produzir. A partir de toda essa conexão, máquinas, peças, computadores poderão se comunicar em tempo real. Ou seja, uma peça conseguirá dizer para máquina o que ela deve fazer, uma máquina dirá ao sistema se ela tem algum problema e poderá até resolver o seu próprio problema.

E para o consumidor?

Personalização. Essa é a palavra mais forte da Indústria 4.0 para o consumidor final. Com a comunicação integrada entre máquinas e produtos, o consumidor terá uma maior possibilidade de personalização dos seus produtos.

As indústrias conseguiram entregar na mesma velocidade que produzem em série, produtos personalizados por nós mesmo, através da internet ou fisicamente.

Imagina comprar um tênis de acordo com a sua preferência de tamanho, material, solado e outros pontos de sua escolha. Essa é a promessa da Indústria 4.0.

Modelos de Negócios

Os modelos de negócio também sofrerão uma grande mudança com a 4ª revolução industrial. A forma como vemos tudo, será transformada em algo novo e muitas vezes surpreendente.

Os novos modelos de negócios se integraram a indústria e ao consumidor de diversas maneiras, possibilitando a criação de um ecossistema cada vez mais integrado entre si, e com muitas possibilidades.

O exemplo foi o surgimento das Redes Sociais e como elas se tornaram uma grande forma de conexão e modelo de negócio no mundo que vivemos.

Cadeia de Valor

Chegou a hora de falar de uma das maiores mudanças da Indústria 4.0, a transformação da Cadeia de Valores. A forma de interação dentro dessa cadeia já tem sofrido uma grande transformação ao longo dos anos, e com a revolução cada vez mais eminente, vemos essa mudança se ampliar gradativamente.

A Indústria 4.0 é responsável pela criação de um ecossistema digital dentro da cadeia. E isso tem um papel muito importante dentro da troca de informação entre as empresas incluídas na cadeia. Elas podem se conectar e trocar dados e informações robustas, tudo com infinitas possibilidades.

Cadeia de valor x Portfólio

Ponto importante das transformações acontecem sobre os portfólios. O que antes era algo burocrático e mecânico, se une a cadeia de valor e assume um papel de praticamente uma rede social. A partir deste ponto, o consumidor tem papel importante dentro da cadeia, o foco deixa de ser a instituição e passa a ser os feedbacks de consumidores de produtos ou serviços da marca.

Todas as informações coletadas a partir destes feedbacks podem ser utilizadas para ajudar a identificar problemas e gargalos, na produção, venda, pós-venda e diversos outros pontos da cadeia.

Profissionais da Indústria

O mundo industrial está em constante evolução e revolução, para que possam acompanhar o que está acontecendo, é necessário que os profissionais que terão em mãos as mudanças se preparem para orquestrarem tudo que está por vir.

A adaptação é extremamente necessária, por parte do profissional e da empresa, portanto, é importante que os dois estejam no mesmo nível de conversa e evoluam juntos para chegar nos seus objetivos.

Um caminho sem volta

Podemos concluir que a Indústria 4.0 é um caminho sem volta, que tem muito a oferecer para a sociedade, mas é necessário que estejamos preparados para todas as mudanças que ocorreram ao longo dos anos.

Gostou do nosso texto? Que tal entrar em nosso blog e ter acesso a diversos tipos de conteúdo?