A área de Recursos Humanos, também denominada com a sigla RH, é notoriamente conhecida por ser um compilado de técnicas, métodos e estratégias utilizadas para guiar e administrar o comportamento interno da equipe.  Por ser um setor fortemente interligado ao capital humano, as vezes esquecemos que a modernização e as novas tecnologias podem ser utilizadas para adaptar e evoluir tais processos. Por isso, a implementação do RH Tech se tornou essencial para qualquer organização.

Modernização do RH

RH Tech: Ferramentas que facilitarão seu trabalho

Imagem: Unsplash

Ao ingressar em uma empresa, todo funcionário passará, em algum momento, pelo setor de RH. A natureza desses processos é antecipar quais recursos humanos são necessários dentro de um determinado negócio para atingir metas já estabelecidas.

A velocidade com a qual essa antecipação é trabalhada se torna um ponto chave na busca por resultados mais eficientes. Dessa forma, a modernização adentrou em todas ás áreas dentro de uma organização e o RH se viu na inevitabilidade de possuir um sistema integrado, com ferramentas e softwares mais modernos. Todo esse percurso tem como finalidade a otimização dos processos internos.

Ferramentas RH Tech

RH Tech: Ferramentas que facilitarão seu trabalho

Imagem: Unsplash

As ferramentas escolhidas para ingressarem no setor do RH têm o objetivo de auxiliar a gestão dos colaboradores. No entanto, o setor em si é bem extenso e contempla diversos processos, cada qual com a necessidade de ferramentas e softwares específicos.

A ideia principal em torno do RH Tech é automatizar as atividades, evitando o desgaste em processos burocráticos. Sendo assim, ao ingressar a tecnologia como um auxiliar, em princípio de modernizar o setor, será possível agilizar os processos do cotidiano.

Em seguida, veja como algumas dessas ferramentas podem ser empregadas no dia a dia da organização:

Processo de recrutamento por ferramentas de RH Techs

Ao ofertar uma vaga de emprego, a organização pode escolher como fará o processo de seleção da maneira que preferir. Porém, entendemos que algumas formas são mais práticas e assertivas.

Ao invés de utilizar meios considerados ultrapassados, os setores estão implementando softwares de RH Tech para realizar o mapeamento do perfil comportamental de seus candidatos. Sobretudo, analisar determinados comportamentos permite as empresas recrutarem o capital humano ideal para suprir uma vaga.

Um exemplo é a plataforma Clould Job Discovery, lançada pelo Google. Ela utiliza uma inteligência artificial, superior a filtragem por palavras-chaves, como maneira de melhor localizar uma vaga de emprego para a pessoa física, da mesma forma que ajuda a encontrar um colaborador modelo para a pessoa jurídica.

Outra plataforma é o Vulpi, na qual os candidatos são selecionados pelo sistema, seguindo uma linha de pré-requisitos. Dessa forma, sua aplicação só é entregue ao RH no momento que é identificado que tal pessoa está apta para o cargo em questão.

Gestão com o software HRIS

Um dos mais básicos e importantes softwares de RH Tech utilizados é o Human Resource Information System (tradução: Sistema de Informação de Recursos Humanos), também conhecido por HRIS. Essa ferramenta reúne os principais processos em uma única plataforma, a fim de digitalizar e automatizar as atividades do setor.

Antigamente cada processo era uma folha dentro de uma gaveta. Imagine quantas gavetas não eram necessárias para armazenar cada contratação, pagamento e desligamento de cada funcionário.

Em resumo, o software fica responsável por arquivar todos esses processos, facilitando não somente o controle do espaço, mas também a economia de esforço humano para localizar determinado documento.

Conclusão

Os processos da sua empresa se beneficiarão com a adesão das RH Techs. Por isso, pesquise quais tecnologias seriam ideias para o seu modelo de negócio e processos organizacionais e invista nessa modernização.