O mercado atual exige que empresários e novos empreendedores busquem alternativas para seus negócios. De uns anos para cá, acompanhamos diversas mudanças que de alguma forma influenciaram o mundo em que vivemos e trabalhamos.

A forma de produzir e se comunicar têm se transformado com velocidade, exigindo uma resposta mais rápida dos envolvidos no ecossistema.

Vamos falar sobre uma das alternativas apresentadas ao mercado mundial: A Internacionalização de Empresas.

O que é a Internacionalização?

A Internacionalização é um processo gradual e contínuo pelo qual uma empresa passa a operar em outros territórios que não sejam o seu país de origem. Esse tipo de atuação pode acontecer de diversas formas, desde a exportação de produtos até a produção em escala no mercado em que ela está se inserindo.

Em linhas gerais, o processo de internacionalização deve ser estudado a fundo pela empresa, as informações sobre o novo mercado em que ela busca se inserir são importantes. Por isso afirmamos que o processo deve ser gradual e contínuo.

Como proceder com a Internacionalização?

A Internacionalização parte de um processo profundo de pesquisa. E nós afirmamos isso partindo do ponto que todo grande passo deve acontecer a partir de uma certeza construída com base em dados coletados.

Por isso é importante que a sua pesquisa seja completa: conheça o mercado onde você e sua empresa pretendem se estabelecer, descubra qual o percentual de consumo sobre o produto ou serviço que você oferece e tenha conhecimento profundo sobre barreiras tarifárias e impostos para empresas em fase de internacionalização.

Após finalizar todas as etapas da sua pesquisa, vamos criar um plano de ação para alcançar todos os objetivos traçados.

tudo que você precisa saber sobre internacionalização

Por que pensar na Internacionalização?

Já falamos que todo o seu processo de Internacionalização deve partir de pesquisas profundas dos seus objetivos e do mercado onde você quer atuar. Mas para iniciar todo o processo, você precisa de motivos para começar a pensar na Internacionalização e vamos te mostrar alguns agora.

Oportunidade de mercado

Um dos primeiros incentivos para quem quer se internacionalizar é a oportunidade de entrar em novos mercados ainda não explorados e que tem demanda para o seu produto. É a oportunidade de ser a pioneira em um mercado novo.

Economia em escala

Uma empresa internacionalizada acaba ampliando a sua atuação no mercado e isso pode ser um grande fator para que ela consiga condições de crédito com fornecedores.

Diversificando os riscos

Investir em outro mercado possibilita que você transfira uma parte dos riscos da empresa para outros pontos. Isso te ajuda a crescer e possibilita que o seu negócio não seja pego de surpresa por uma “quebra” no seu único mercado de atuação.

Criação de uma marca global

Ao internacionalizar a sua empresa, você mostra para o mercado e seus consumidores que o seu patamar agora é outro: a partir de agora você se encontra em uma nova fase.

Além disso, a Internacionalização promove uma apresentação do seu produto ou serviço para um novo público e essa apresentação já acontece com você em uma nova realidade, de empresa internacional.

tudo que você precisa saber sobre internacionalização

A Internacionalização de empresas do Brasil

As empresas brasileiras estão se internacionalizando de maneira tardia. Mas, com pequenos passos estamos começando a mostrar a nossa cara no mercado internacional.

Atualmente diversos tipos de serviços são oferecidos por empresas brasileiras como: suporte para as vendas que saem do Brasil, envio de produtos montados desmontados e filiais para atender os clientes de outros países.

Independente de qual é o seu negócio, lembre-se de se manter sempre atualizado. É importante conhecer as tendências do mercado, preferência dos seus clientes e ter sempre um plano de ação para conquistar os seus objetivos em curto e longo prazo.

Quer entender mais sobre o universo da Internacionalização em Minas? No dia 08 de agosto, acontece a primeira reunião da Missão Comercial Web Summit, clique AQUI e garanta a sua presença!