Se você ainda não conhece, o RH 4.0 se trata de uma revolução na área de recursos humanos, que tem como objetivo automatizar os processos de contratação e gestão de algum funcionário através da tecnologia.

Porém, assim como toda revolução, não podemos dizer que esta transformação é simplesmente tecnológica. Pelo contrário, vai muito além. É uma mudança de mindset (mentalidade), são novas possibilidades, processos, ferramentas e postura. Está diretamente ligado à cultura organizacional!

Contudo, por mais automatizado que seja o processo, ainda existe a necessidade do gerenciamento apropriado desta automatização. Por isso, a mão de obra qualificada dos profissionais de RH é essencial para que a sua equipe esteja a par e saiba lidar com toda essa mudança.

Definindo o RH 4.0

O RH 4.0 é centrado na gestão de pessoas, no clima organizacional, automatização de processos, inovação, atração e retenção de talentos, dentre outros aspectos que não eram tão presentes no recrutamento tradicional.

Com essa mudança, surgiram necessidades específicas, como uma área específica de seleção e recrutamento, uma vez que com os processos automatizados, o perfil dos profissionais da área precisa estar voltado à tecnologia.

Além disso, as soluções em nuvem também foram essenciais para que seja estabelecido um controle mais rápido e eficiente em relação à folha do ponto online, folha de pagamento, etc. Isso tudo otimiza o tempo de uma equipe, gerando mais produtividade a ela, consequentemente.

 

 

E o futuro do RH?

Mas essas são apenas algumas das mudanças que o RH 4.0 está trazendo para as empresas. Existem outros diversos pontos que precisam ser abordados a partir da ótica de um especialista no tema.

Quer saber tudo sobre isso e como a sua equipe pode estar à frente dessa mudança?

No dia 22 de agosto, às 8h30, o Bruno de Lacerda, da Chess Consultoria, vai dar uma aula sobre recrutamento 4.0 lá na FIEMG. É uma oportunidade única de aprendizado e trocas de experiência entre profissionais do mercado de RH.

Tem interesse no assunto e quer saber como a sua empresa pode inovar em RH? Então se inscreva no nosso evento!