Podemos dizer que o universo da tecnologia da informação está em constante evolução. A cada dia, hora, minuto surgem novas ideias, aplicativos, sites, que buscam facilitar a nossa vida social e profissional.

Esse tipo de evolução do nosso mercado, faz com que o mundo dependa cada vez mais da TI. Por isso as empresas que estabelecem o seu foco em desenvolver soluções para o mundo estão um passo a frente na corrida pelo topo.

Mas, você sabe quais são as 5 tendências para o nosso ecossistema nos próximos anos? Não? O Sindinfor conta tudo neste post.

Cloud Computing

A Cloud Computing não é uma novidade, nós sabemos. Mas ela continua como um dos pontos mais importantes das tendências de TI para 2019 e o futuro a curto e médio prazo.

Mas qual o motivo da Cloud Computing estar ainda entre as novas tendências?

Depois de anos de aperfeiçoamento, as grandes empresas começam a deixar  o sistema que conhecemos como Data Center para usar o armazenamento de dados digital – esta migração representa uma redução de 35% de custos, de acordo com a Ciena.

O Cloud Computing é importante pois vai possibilitar que as empresas, além de armazenar os seus dados, possam cuidar melhor das informações, reduzindo seus gastos com softwares e novos players.

Internet das coisas

Também conhecida como (IoT), a Internet das coisas domina cada vez mais os espaços nas residências, com geladeiras com wifi, fogões que são capazes de programar o tempo de cozimento dos alimentos, entre outras diversas coisas.

Esses são apenas um dos objetivos da tecnológica IoT, mas o universo é muito maior, praticamente inesgotável. A Internet ds coisas promete mudar a forma que negociamos, produzimos, agimos e vivemos.

Por exemplo: uma loja poderá programar um aparelho para contar e gerar um relatório de visitas de compradores ao longo do dia, semana, mês e ano.

A linha de produção de uma fábrica saberá exatamente a quantidade de matérias dispostos para a produção de determinada mercadoria e será capaz de ativar e desativar o seu processo.

Legal, né?

Realidade aumentada

A primeira coisa que pensamos quando se fala em realidade aumentada é no cinema ou aplicativos como Pokemon Go, com as coisas pulando na nossa tela, correto?

Mas não será bem assim. A verdade é que no futuro a realidade aumentada fará parte do nosso dia-a-dia, isto é, estará mistura em nossa rotina para auxiliar e atender demandas que facilitem a nossa vida.

Blockchain

O Bitcoin – moeda virtual criada em 2009 – parece que veio para ficar, mesmo com toda a turbulência em volta da sua criação e crescimento. Com isso o Blockchain vem ganhando cada vez mais força.

Se trata da estrutura de dados que possibilidade as transações com a moeda digital que está em constante evolução. Conhecedores do assunto afirma que em um futuro próximo, o Blockchain será capaz de realizações transações com a mesma velocidade dos pagamentos reais.

Social Business

O futuro está chegando rápido, as vezes mais rápido do que podemos esperar. E as empresas estão aprendendo que o foco delas deve ser o cliente, assim o Social Business ganha uma grande força.

No futuro a utilização de aplicativos, dispositivos moveis, tecnologia Big Data será imprescindível para quem deseja prestar um bom atendimento para os seus clientes.

A ideia aqui é armazenar o máximo de informação possível para que o atendimento seja cada vez mais exclusivo e diferenciado, conquistando o público alvo.

Agora que você já sabe as 5 maiores tendências do universo da TI. É hora de correr atrás para acompanhar ou ser um dos pioneiros no tema, e o Sindinfor está aqui para te ajudar com isso.

Seja um associado e tenha acesso aos melhores benefícios para o crescimento da sua empresa.