É a tecnologia a favor da indústria automotiva, com diversos benefícios, englobando todos os outros setores que utilizam de frotas para sobreviver. Abaixo vamos colocar alguns pontos bacanas que podem render uma pauta bastante colaborativa:

– Farmacêutica: itens que devem ser mantidos em temperaturas ideais, não podem ser expostos a luz e, por exemplo no caso de imunobiológicos, não podem sequer sofrer trepidação. Um dispositivo que tem a inteligência IoT pode reconhecer qualquer um desses fatores, inclusive rotas que possam expor a carga a situações como essas.

– Agricultura: Um dos pontos cruciais dessa tecnologia é o rastreamento de movimento. Quando a velocidade está acima ou abaixo do previsto certamente causará perda na colheita ou do plantio de grãos/cana/madeira, por exemplo. Como também na adubagem, que pode deixar de colocar a quantidade correta ou colocar acima do necessário. Quanto aos químicos que protegem uma plantação inteira, eles merecem muita atenção. A velocidade também é essencial, afinal se for rápido demais, vai colocar produtos de menos, se for devagar, o plantio estará comprometido por completo, além de gerar um alto custo para a empresa. Outros benefícios que podem render milhões ao setor estão no armazenamento e na gestão de planejamentos estratégicos que fazem a integração dos serviços garantindo o sucesso desde o plantio até a venda do produto.

– Todos os setores (motorista): A tecnologia, que veio das pistas da Formula 1, hoje está intrinsicamente relacionada a gestão de frotas para salvar vidas, proporcionar uma direção responsável, além de permitir uma visão completa do veículo (manutenções, trocas de peças, prevenção de panes, acidentes e uma postura mais proativa diante dos riscos). Um dos principais produtos associados à F1 é o Driver feedback: mostra as curvas erradas, onde está seguro, econômico, gestão de fadiga e antecipação dos possíveis acidentes diante da conduta do motorista. A tecnologia utiliza sensores conectados aos veículos, é possível garantir o bom comportamento dos motoristas, reduzir a falha humana e garantir a conformidade às normas de trânsito.

– Meio ambiente: O dispositivo ensina em tempo real o condutor a dirigir da melhor, mais segura e mais econômica forma possível. Portanto de uma maneira eco friendly, a tendência dessa economia é aumentar ainda mais ao longo do tempo. Com uma solução inovadora no mundo instalada em um case, a empresa pode constatar a economia de 26% em combustível ao mês, ou seja, a mesma quantidade a menos de poluente sendo emitida no meio ambiente.

– Prevenção de acidentes: Além do fato de que as estradas brasileiras são perigosas, os acidentes podem acontecer até mesmo dentro das indústrias e armazéns. Isso é muito importante, os acidentes não atendem nenhum dos lados envolvidos em setor, só trazem prejuízos a todos. Com a IoT é possível melhorar em 400% a eficácia dos seus condutores, garantindo a vida de todos, evitando o comprometimento do patrimônio da empresa e de terceiros, além de reduzir custos com seguro.

– Redução de roubos e fraudes: Um problema pandêmico no Brasil, que pode acabar apenas com o uso de um dispositivo que detecta qualquer interceptor de sinal, inibe desvio de combustível, detecta guinchamento e ajuda a recuperar os que foram roubados.

Esses são alguns dos exemplos de como esses dispositivos podem auxiliar em todos os setores econômicos, sociais e ambientais do país, e também trazer uma margem de lucro mais a uma empresa. Para entender mais sobre o assunto, a nossa fonte é o Daniel Schnaider, CEO e especialista em tecnologias disruptivas na multinacional Pointer by FleetPower Brasil.

Fonte: Tempo de Inovação