A pandemia do covid-19 se alastrou e afetou vidas e negócios em todos os quatro cantos do mundo. Diversos países tiveram que aderir a quarentenas extensas e lockdowns para garantir a saúde da população. Com isso, inúmeras empresas ficaram à mercê da sorte e dependendo fortemente de como seu setor de RH conseguiria trabalhar a distância para contornar a situação.
Como a pandemia afetou as empresas
Em fevereiro deste ano foram identificados os primeiros casos de coronavírus no Brasil. O número de infectados cresceu em grande velocidade, razão pela qual em março o Ministério da Saúde estava regulamentando certos critérios de isolamento e o país entrou em quarentena no mesmo mês.
Tal atitude, apesar de necessária e prudente, ocasionou um grande impacto na economia. Ademais, as empresas tiveram que fechar suas portas e procurar novas maneiras de manter seus negócios de pé e trabalhar a distância.
Trabalho a distância
O trabalho home office, apesar de já existir no Brasil, não era popularmente conhecido. Porém a quarentena mudou essa realidade.
Estar presencialmente não era mais uma opção viável, e os negócios que poderiam realizar seus serviços a distância aderiram a esse novo jeito de trabalhar. Alguns exemplos são restaurantes que ampliaram seu sistema delivery e empresas que começaram a ter reuniões por plataformas digitais.
Impactos de se trabalhar fora das empresas
A implementação do home office foi um complicador na transição de adaptação à nova realidade do coronavírus. Isso ocorreu pois a habitual dinâmica corporativa presencial foi quebrada.
A incerteza do futuro tomou conta dos trabalhadores. Isso gerou um sentimento de ansiedade com o trabalho, uma vez que o funcionário não sabia se teriam possíveis demissões ou pelo fato de agora ser responsável pela própria produtividade, afinal não teriam chefes e supervisores cobrando demandas e afazeres.
Produtividade e engajamento dos funcionários
Nesse meio tempo, profissionais e setores de RH ficaram responsáveis por ajustar essa nova realidade dentro de suas empresas para que as organizações pudessem progredir em meio a pandemia. A pergunta central era “como engajar nossos funcionários a distância?”.
Segundo a Consultoria Wisnet, as equipes de RH deveriam focar em ações para a saúde física e mental de seus empregados, assim como posicionar-se de forma generosa e evitar as demissões.
Todos esses esforços seriam em prol de trazer tranquilidade aos funcionários. Um dos pontos-chave seria desenvolver estratégias com o intuito de que as empresas se mostrassem presentes e preocupadas com o bem-estar dos funcionários.
Liderança humanizada a distância
Para o setor de Recursos Humanos, valorizar o capital humano nunca foi tão importante dentro de uma empresa, principalmente quanto tal atividade deve ser realizada a distância. O sentimento de pertencimento à organização deve persistir nos funcionários, mesmo que eles são estejam fisicamente dentro da empresa.
As equipes de RH tiveram que humanizar seus processos para que os mesmos fossem viáveis utilizando outros recursos, sendo o principal a conexão online com os trabalhadores. O momento pedia a união de todos os colaboradores para que cada pessoa que integra a empresa se sentisse parte do conjunto.
O futuro das empresas
De acordo com a Consultoria Deloitte, existem três fases que as empresas devem passar para superar a pandemia e se preparar para o novo mercado que vai surgir pós covid-19.
- Responder: as empresas que estavam preparadas para emergências conseguiram passar pelo primeiro impacto de maneira mais amena.
- Recuperar: É a etapa que grande parte das empresas ainda se encontra. O período é oscilante e todas as estratégias para reiterar o bem-estar dos funcionários serão realizadas gradualmente, se adaptando aos diferentes cenários causados pelo coronavírus.
- Superar: As mudanças ocasionadas na fase de recuperação serão um primeiro passo para o retorno a uma nova normalidade pós-pandemia.
Em outras palavras, provando sua eficiência, os setores de RH trabalharam com a visão de manter seus colaboradores engajados. Assim as organizações estão conseguindo passar pelo período de pandemia sem sofrer grandes impactos na sua produtividade.
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