Brasil está entre os países mais engajados com a tecnologia, revela pesquisa do Google e Ipsos

Por Forbes Tech

Nesta terça-feira (14), o Google divulgou uma nova pesquisa, feita em parceria com a Ipsos, sobre a relação do público com a inteligência artificial. De acordo com o levantamento, 54% dos brasileiros utilizaram a IA generativa em 2024, enquanto a média global foi de 48%.

Além disso, 65% dos respondentes no Brasil estão confiantes em relação às possibilidades da IA, número que supera a média de 57%. Em comunicado à imprensa, a Big Tech afirma que “a contribuição da tecnologia para diversas áreas da vida, como trabalho e educação, explicam a perspectiva positiva”.

“É inspirador ver o Brasil abraçando a IA generativa com entusiasmo e otimismo”, diz Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

O percentual de brasileiros que acreditam nos benefícios causados pela IA no mercado de trabalho cresceu de 62% para 68% em um ano. Em 2023, 20% dos trabalhadores acreditavam precisar de um novo emprego. Em 2024, esse número caiu para 15%.

A população vê a IA como uma força transformadora, principalmente, para a ciência (80%), medicina (77%), agricultura (74%) e segurança cibernética (67%). Inclusive, 64% dos respondentes acreditam que os benefícios da inovação superam os riscos dos avanços da IA.

Na prática, os brasileiros estão utilizando a IA generativa para ajudá-los a escrever (78%), fazer brainstorming (78%), resolver problemas (87%) e digerir documentos mais longos (72%) ou informações complexas (78%).

Ademais, 78% dos entrevistados afirmam utilizar IA no trabalho e 88% consideram o uso da tecnologia essencial para encontrar soluções inovadoras para os desafios do negócio.

Apesar das perspectivas otimistas, a população espera uma maior colaboração entre governo e empresas de tecnologia para impulsionar a IA no Brasil, com destaque para investimentos em infraestrutura (73%), como internet de alta velocidade e energia.

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2025/01/54-dos-brasileiros-utilizaram-ferramentas-de-ia-em-2024/