Apesar da crise econômica, a área de tecnologia segue muito bem, obrigado. De acordo com um estudo da plataforma de recrutamento Revelo, as contratações no setor entre janeiro e julho deste ano já são o equivalente a 95,6% do total de 2019.
Os salários em tecnologia nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte saltaram de R$ 6.020,41 em setembro de 2020 para R$ 9.364,21 em fevereiro deste ano. O lado ruim dessa supervalorização é que a mão de obra especializada continua escassa, com as empresas competindo entre si para reter talentos. A perspectiva da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) é que de 2019 a 2024 o setor deve demandar 420 mil novos profissionais, mas o Brasil tem formado só 42 mil por ano.
Problemas nacionais à parte, ingressar na área de tecnologia pode ser um bem negócio, mas as vantagens não virão sem haver muito preparo. “Num mercado pautado pelo avanço da Tecnologia da Informação (TI), está claro que a especialização será diferencial competitivo na hora de disputar uma vaga”, afirma César Silva, presidente da Fundação FAT, especialista em estrutura de carreiras.
Trazemos aqui algumas das carreiras em TI mais em ascensão atualmente, e você vai perceber que de fato elas têm focos bem específicos, principalmente na linguagem de programação Java, uma das mais populares do momento por funcionar em qualquer tipo de aparelho e permitir a criação de aplicativos para celular.
Desenvolvedor Java
Esse profissional desenvolve sistemas em linguagem Java. É capaz de montar, depurar e testar programas já desenvolvidos, além de corrigir sistemas. Esta carreira é a campeã da plataforma da Revelo, registrando 67,51% das buscas.
Design de JavaScript
A JavaScript dá vida aos sites de internet. Um profissional capacitado em design dessa ferramenta configura desde as funcionalidades de botões e formulários até o visual dinâmico e interativo das páginas.
Business Intelligence com Java
Faz a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios na linguagem Java.
Marketing online
Domina programação em HTML, linguagem que é a estrutura básica de websites, além de estratégias como SEO (otimização para motores de buscas, em inglês), inbound marketing (que busca “atrair” o público) e marketing de conteúdo para canais digitais, como blogs, mídias sociais, email e outros.
Administrador em banco de dados
Cuida dos armazenamentos, dos padrões e da segurança dos bancos de dados, algo muito valorizado em tempos de big data. Ele conduz as informações para o destino correto nos servidores, evita sobrecargas no sistema, realiza backups e outros serviços.
Desenvolvedor em sistemas para internet (front end)
É o responsável pela apresentação dos dados em plataformas de internet, trabalhando com a combinação de linguagens como HTML, CSSe JavaScript. O WordPress, sistema de publicação de páginas e blogs, é um bom exemplo de front end.
Computação em nuvem
É o profissional que configura sistemas em nuvem e atua nas prestadoras de serviços remotos. É um mercado em expansão porque as empresas estão cada vez mais usando armazenamento e processamento de dados em nuvem.
Análise de sistemas
É o tradutor da área de negócios para a de tecnologia, responsável por desenvolver soluções novas e mais eficientes para administrar o fluxo de informações das empresas.
Engenheiro da computação
Demanda visão ampla e integrada para projetar e unir hardware e software, na busca por uma solução completa para várias aplicações de negócios.
Cientista da computação
É o programador responsável pelo desenvolvimento de algoritmos, novas linguagens e de suas reais aplicações. Requer bastante conhecimento matemático e lógico.
Fonte: CanalTech
Comentários