A diplomacia constitui ferramenta essencial na formulação e execução de estratégias capazes de estimular a inovação tecnológica no Brasil e de contribuir ativamente para o crescimento econômico do país.
O Programa de Diplomacia da Inovação (PDI), implementado pelo Itamaraty desde 2017, busca quebrar os estereótipos vinculados à imagem do Brasil no exterior e mostrar país que produz conhecimento, produtos e serviços em setores da fronteira científica.
O PDI visa reunir a execução de ações de promoção tecnológica no exterior, alinhadas à Política Nacional de Inovação (Decreto nº 10.534, de 28/10/2020) a qual dispõe como uma de suas diretrizes de ações estratégicas o “reconhecimento do Brasil no cenário internacional como uma nação inovadora”.
Além do acompanhamento de políticas públicas, inserem-se nessa linha atividades que visam a elevar o perfil do Brasil junto aos ecossistemas estrangeiros de inovação, tais como: identificação de parcerias científicas e tecnológicas, atração de investimentos, apoio a internacionalização de startups, mobilização da diáspora científica brasileira no exterior, bem como fomento da colaboração entre ambientes de inovação brasileiros e estrangeiros, entre outras.
PROGRAMAÇÃO 2022:
Em 2022, o PDI conta com 165 atividades, em 50 postos do MRE no exterior, em 35 países, as quais têm potencial de impactar cerca de 7 mil pesquisadores e empreendedores do ramo de tecnologia brasileiros.
Ao se analisar o PDI 2022, pode-se apurar que, por área tecnológica, 65% das atividades são multissetoriais; 5% na área de agritechs; 4% na área de healthtech/biotecnologia; e 4% na área de fintechs. Quanto à natureza das atividades cobertas, 25% consistem em seminários/webinars de tecnologia com foco em negócios e pesquisa; 11% são feiras; e 11% envolvem a mobilização da diáspora brasileira em CTI no exterior.
Em termos de distribuição geográfica, 38% das atividades serão implementadas no Europa, 28% na Ásia, 21% na América do Norte, 5% na África, 4% na América do Sul e 4% na Oceania.
MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O PDI:
Para buscar maiores informações sobre a programação do PDI, inclusive confirmação de datas e inscrições, basta entrar em contato com o Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs) na embaixada ou consulado-geral brasileiro responsável pela ação.
– Relação de vídeos de atividades do PDI está disponível em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLibZPfUZrGdJPOrYiHAVMH1UoL_dLTNTC
Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTECs)
O Itamaraty possui 55 setores especializados em ciência, tecnologia e inovação (SECTECs) em seus postos no exterior (embaixadas e consulados), aos quais se somam os escritórios regionais de representação do Ministério das Relações Exteriores em diversas capitais brasileiras. Os SECTECs atuam no sentido de prospectar oportunidades de cooperação e projetar as potencialidades do sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação.
Conheça mais em: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/ciencia-tecnologia-e-inovacao/setores-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao-sectecs
FONTE: GOV.BR
Comentários