Conselheiros se reúnem para definir quais frentes “atacar” nos próximos meses

Na tarde do dia de ontem (4), o Conselho de Tecnologia e Inovação da Fiemg reuniu-se mais uma vez para discutir temas da agenda de T.I. mineira. O encontro, conduzido pelo presidente Fábio Veras, contou com a participação de conselheiros de forma presencial e remota. O foco das conversas esteve na definição de um plano de ações para os próximos meses/ano.

Entre os temas levantados, foi um consenso entre os presentes a necessidade de se realizar um diagnóstico do cenário de mercado atual, abordando a escassez de talento e formação de profissionais qualificados. Por consequência, ações de inclusão digital e estímulo para entrada de jovens e novos profissionais foram bastante debatidas na reunião.

Contribuir para o alinhamento dos vetores de oferta e demanda de profissionais no curto prazo é um dos objetivos do Conselho.

Outro ponto levantado e debatido pelos conselheiros envolveu a pequena Indústria. Uma das linhas de atuação do Conselho será dar visibilidade e nivelar o conhecimento das boas práticas de tendências tecnológicas e soluções inovadoras disponíveis para indústrias, não só de pequeno porte, como também de médio e grande.

A ideia é disseminar um material de referência (guia/orientação) das tecnologias atuais e suas aplicações.

A reunião de ontem foi a primeira do conselheiro Tomás Duarte, que é CEO e Co-fundador da Track.co, e contou, também, com a primeira participação do professor Carlos Nazareth, Diretor Executivo do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel. Ambos se apresentaram, contaram um pouco de suas respectivas histórias e compartilharam suas expectativas com relação ao Conselho.

O próximo encontro está marcado para o mês de setembro, onde o Conselho dará continuidade aos debates propostos na reunião de ontem.