Maior conglomerado de publicidade e relações públicas do mundo em receita, WPP adquiriu a DTI, empresa brasileira de tecnologia que tem sede em Belo Horizonte e é filiada ao Sindinfor.

Com cerca de 800 funcionários, a maioria profissionais de software, a DTI cria e integra sistemas para ajudar na adaptação dos negócios à economia digital – um tipo de serviço cada vez mais procurado à medida que as companhias tentam se estabelecer na internet. Sob o acordo, cujos detalhes financeiros não são revelados, a DTI passará a integrar a rede de empresas da WPP, mas manterá marca e autonomia administrativa. Os sócios fundadores preservarão uma participação minoritária e continuarão à frente das operações diárias.

“É uma aquisição muito importante para a WPP”, disse Mark Read, presidente mundial do grupo, ao Valor. “Trata-se da primeira aquisição desde nossa reunião com investidores, em dezembro, e está muito de acordo com os objetivos que estabelecemos naquele momento de investir nos segmentos de mais rápido crescimento de nosso negócio, na construção de plataformas tecnológicas para nossos clientes. A DTI é uma das melhores empresas capazes de fazer isso no mundo.”

A WPP é dona de marcas como Ogilvy, Y&R, Wunderman Thompson e JWT, entre muitas outras. No Brasil, fontes de mercado estimam que o faturamento anual do grupo é da ordem de R$ 1,8 bilhão.

A DTI foi fundada em 2009 para criar sistemas de negócio sob o chamado método ágil, que prevê o desenvolvimento de software em prazos curtos. Com o passar do tempo, aproximou-se da área criativa, o que facilitou o encontro com a WPP. “Somos complementares”, disse Marcelo Szuster, fundador e presidente da companhia. Entre os clientes da DTI estão a Vale, Localiza, MRV, Gerdau e Serasa Experian.

Nos últimos anos, a DTI deu início à sua estratégia de internacionalização, com o atendimento de algumas empresas no exterior. Agora, como parte da rede da WPP, essa perspectiva ganha força, disse Szuster. Com receita global de US$ 13,23 bilhões, a WPP atua em 112 países.

 

Conteúdo: Valor Econõmico