INFORME DE NEGOCIAÇÃO. 27/09/2021

Prezado Associado SINDINFOR,

Desde o início do mês de agosto estamos em negociação com o SINDADOS para a renovação da CCT SINDINFOR x SINDADOS, para o biênio 2021/23 base das normas coletivas para nossa categoria.

Antecipamos a negociação no exercício presente, considerando a aceleração dos índices inflacionários a partir de JAN/21.

O descolamento da economia projetada no final de 2020 para o período daquela experimentada por empresas e empregados é, neste ano, nossa maior preocupação.

Após diversas rodadas de negociação, o SINDINFOR colocou uma proposta ao SINDADOS considerando o cenário econômico vivido, e que considera os reflexos futuros de impactos que deverão afetar tanto empresas quanto empregados.

Notadamente, o fim da desoneração da folha de pagamento, o cenário pós pandemia projetado para 2022 e, ainda, a Reforma Tributária que avança, são os principais elementos de projeção a influenciar nas tomadas de decisão. O que pretendemos é garantir a sobrevida das empresas e manutenção dos empregos.

O fato de as empresas não conseguirem, igualmente, repassar a inflação de custos nos preços dos produtos e serviços é, também, fator relevante em nossas considerações negociais.

Mas, atento a estes fatos, sabemos também que os empregados merecem e precisam da correção salarial; mas nosso setor não é uniforme, e as premissas que são relevantes para empresas produtoras de software são diferentes para empresas de suporte e manutenção: seja na composição de seus custos seja na peculiaridade das atividades, o SINDINFOR negocia para todas as mais de 5 mil empresas de Minas Gerais, e a CCT deve refletir esta preocupação.

Além da heterogeneidade do setor, temos ainda um fator relevante: os salários do setor de T.I. – ou de parte dele – vem crescendo acima da inflação nos últimos anos, em detrimento das negociações coletivas. Isso indica que os profissionais de T.I., em especial aqueles de média e alta remuneração, estão conseguindo negociar diretamente sua remuneração sem a interferência sindical, elevando seus ganhos e ajustando-os a um mercado aquecido para os profissionais do Setor.[1]

A proposta de reajuste salarial do SINDINFOR procura equalizar estas questões e garantir que as empresas possam continuar praticando suas atividades e planejar o futuro, garantindo aos empregados o reajuste salarial devido, em especial aqueles empregados que ganham menos.

A proposta do SINDINFOR propõe um reajuste integral dos pisos salariais (10,42%) em 2 etapas (SET/21 e FEV/22) e um reajuste salarial para as demais faixas de 8%, em 2 parcelas (1º de Setembro/21 e Fevereiro/22). Inclui, ainda, um reajuste integral dos benefícios da CCT (Vale Alimentação e parcelas de auxílio em 10,42%), sendo que, para o Vale Alimentação, propusemos um adicional de 2,5% sobre o salário base para os empregados que recebam até R$ 6.433,57, a partir de Setembro de 2021, para recomposição. Este ano, não há proposta para a renovação da PLR.

A proposta está adequada ao momento vivido e vem de encontro ao que outros Estados vem pactuando nos últimos meses, sendo que os pisos salariais da CCT Mineira há mais de dez anos são em média superiores aos pisos de outros Estados. Os benefícios, igualmente, fruto da negociação anual com os empregados, trazem um diferencial aos empregados mineiros, que vem pacífica e reiteradamente sendo renovados ano a ano.

Apesar de as negociações ainda continuarem, reforçamos pelo presente nosso compromisso para com o setor, suas empresas e empregados e, no momento, estamos recomendando às empresas que antecipem, em SET/21, os índices de reajustes que lhes sejam permitidos, sendo de, no mínimo, 4% sobre os salários de 01/09/2020, sob a rubrica de ‘antecipação reajuste data-base 2021’.

As empresas Associadas ao SINDINFOR devem, em caso de dúvida, entrar em contato com o Sindicato para colherem maiores orientações.

SINDINFOR

[1] Contracorrente: salários da TI sobem 55% nas capitais brasileiras. https://olhardigital.com.br/2021/07/26/pro/contracorrente-salarios-da-ti-sobem-55-nas-capitais-brasileiras-veja-valores/