Atendendo ao resultado da Assembleia Geral das Empresas Associadas (27/10/21), comunicamos ao SINDADOS no último dia 28/10 a proposta aprovada pelas empresas, para renovação da CCT 2021/23, do Sindinfor/Sindados.

A proposta contempla a expectativa das empresas para a renovação do texto normativo, e o Sindinfor acredita em sua razoabilidade ante o cenário econômico vivido e a realidade de empresas e trabalhadores.

Em linhas gerais, a proposta patronal se compromete com:

Reajuste salarial: 10,42%, em 2 parcelas. 6% retroativos a setembro/21 e 4,42% em fevereiro/22, não retroativos. Todas as alterações salariais que antecedem a data base poderão ser compensadas.

Pisos salariais: reajuste de 10,42%, retroativos a setembro/21.

Demais cláusulas econômicas: Reajuste de 10,42%, a partir da assinatura da CCT.

Alterações P.A.T.: O benefício pode ser pago com cartões de múltiplos benefícios, a critério da empresa/empregados.

Alterações Banco de Horas: redução do prazo do banco para 6 meses, remoção dos adicionais para compensação e regras de desligamento diferenciadas.

Teletrabalho: cláusula com redação ajustada pelos sindicatos convenentes, à exceção do pagamento obrigatório aos empregados de valor pelo uso de internet. O Sindinfor entende que as despesas e utilidades devam ser negociadas entre empresas e empregados, caso a caso.

PLR: pagamento com reajuste das faixas em 10,42% e com alterações de redação (documentos para comprovar prejuízo e especificação quanto ao lucro empresarial a ser considerado para o atingimento das metas – lucro operacional).

Assinaturas eletrônicas: cláusula que normatiza assinaturas eletrônicas de documentos laborais, com a mesma validade de assinaturas físicas.

As demais cláusulas serão mantidas, repactuando-se a CCT para mais um biênio.

Após 8 reuniões de negociação, acreditamos que a proposta aprovada pela AGE do Sindinfor e apresentada ao Sindados reflete o equilíbrio das relações laborais que pautou a negociação nos últimos anos, procurando preservar os direitos dos empregados e conferir às empresas a segurança jurídica necessária.

O Sindinfor informa que está aguardando posição do Sindados para nova reunião e que extendeu a garantia de data base até 30/11/21.

 

Sindinfor.