Na última semana, o Presidente do Sindinfor e do Conselho de Tecnologia e Inovação da Fiemg, Fábio Veras, esteve na Grande Florianópolis/SC para conhecer o Ecossistema de Inovação Pedra Branca.

O Presidente esteve junto de empresários mineiros e autoridades locais estudando o modelo aplicado na cidade e buscando referências que possam ser replicadas em Minas Gerais.

Localizado no bairro-cidade Pedra Branca, esse ecossistema destaca-se pelas oportunidades de trabalho e iniciativas que fomentam o empreendedorismo e a inovação. Atualmente, ele abriga cerca de 1.200 empresas e circula mais de 1 bilhão de reais por ano.

O Instituto de Apoio à Inovação, Ciência e Tecnologia (INAITEC), mobilizador do Parque Tecnológico Pedra Branca, é o responsável por fomentar o ecossistema de startups na localidade. Já são mais de 300 empresas impactadas pelos programas e iniciativas da organização. O INAITEC acelera empresas, negócios e startups possibilitando o teste dos seus produtos e serviços na cidade laboratório: a Cidade Criativa Pedra Branca.

Muito em função disso, o setor de TI catarinense é um dos mais importantes do Brasil. De acordo com estudo ACATE Tech Report 2021, o setor de TI catarinense teve o sexto maior faturamento do país em 2021, com 17,7 mil negócios e expansão de 28,4%.