Objetivo é alavancar a economia e o desenvolvimento dos setores industriais do Estado
O FIEMG Competitiva é um programa que tem como objetivo aumentar a competitividade das indústrias de Minas Gerais, buscando um olhar sempre setorial e regional, e trabalhando todos os setores das indústrias do Estado de uma forma customizada.
Os projetos se traduzem em consultorias, treinamentos, pesquisas e estudos, que acontecem de forma coletiva, com o intuito de alavancar a economia e desenvolvimento dos setores industriais do estado.
“Temos um olhar específico para cada setor e para cada região de Minas, entendendo suas peculiaridades. Desenvolvemos projetos customizados para essas regiões a partir dos seus problemas”, destaca Thadeu Neves, gestor do programa FIEMG Competitiva.
Com apoio de sindicatos empresariais, são desenvolvidos projetos em diversos segmentos. A partir desses projetos, as empresas conseguem ter acesso a especialistas de mercado extremamente atualizados em relação aos temas que são trabalhados.
Essas informações vão trazer para as empresas práticas do dia a dia, e por meio dos diversos eixos temáticos, desde pessoas, inovação, mercado, finanças, é possível inserir na rotina da empresa práticas e ferramentas que podem alavancar a competitividade.
“Uma empresa pode estar com a necessidade de ampliar mercado, então desenvolveremos projetos focados nisso, outro setor pode estar com problema de mão de obra para melhorar a competitividade, aí o projeto será focado no tema, por outro lado, um setor vai precisar diminuir custo de produção, melhorar o processo produtivo e os projetos serão assim. Focamos no contexto amplo da competitividade, mas, na prática, os projetos vão se traduzir de forma objetiva, focados em cada setor de cada empresa”, ressalta Thadeu.
Para o sucesso do programa, é fundamental trabalhar com os setores de forma coletiva. “Entendemos que a competitividade de uma indústria sozinha não consegue gerar o desenvolvimento do Estado. Por isso o sindicato empresarial é um parceiro fundamental. O Sindinfor é um dos sindicatos mais fortes que temos na FIEMG hoje, com uma base empresarial grande e fiel. É um sindicato que consegue traduzir pra nós quais são essas reais necessidades dos seus associados. Dessa forma conseguimos levar para essas empresas projetos assertivos, que vão atender as demandas que têm no momento e conseguiremos alavancar essas empresas no mercado que elas estão inseridas”, acrescenta o gestor.
Mesmo antes da criação do “FIEMG Competitiva”, o Sindinfor e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) já trabalhavam juntos em outros programas do mesmo tipo. “Desde então a participação empresarial por meio do apoio do Sindinfor tem sido crescente e muito importante pela força que o sindicato tem em sua base empresarial. Isso pra gente é fundamental. Quando temos o apoio de um sindicato forte que sabe as necessidades das empresas, tem força na sua base empresarial, os projetos fluem de uma forma muito mais efetiva. A longo desses anos tivemos a participação de cerca de 30 empresas e a nossa intenção é seguir diversificando os temas e ampliando nosso alcance”, conclui Thadeu.
Comentários