Primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa de Minas Gerais terá agora uma participação ainda maior do sindicato
O Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor), acaba de se tornar a primeira entidade de tecnologia a estar presente como fomentadora da nova etapa do projeto P7 Criativo. Nesta semana, o presidente do Sindinfor, Fábio Veras, inaugura a presença da entidade que representa 4.600 empresas de tecnologia em todo o Estado de Minas Gerais.
Sem depender de recursos externos, como entidade associativa voluntária, com associados que reconhecem o valor efetivo das entregas da entidade, que faz defesa regulatória junto aos governos municipais, estaduais e federal, casas legislativas e parceiras internacionais, o Sindinfor fará das posições que detém no P7 um espaço para fortalecer seus associados. A ideia é oferecer salas para reuniões de negócios e eventos, espaço de fortalecimento do ecossistema, além de espaço para startups do interior e empresas associadas fora da capital, para que possam ter um local nobre de negócios viabilizado pelo sindicato.
Vale ressaltar que o Sindinfor participou da concepção do P7 em 2015, quando desenvolveu inclusive o escopo de um programa de aceleração para empresas de economia criativa inspirado em projeto congênere do Reino Unido, ligados ao Creative Industries Federation.
Com a expressão ‘Softwares são a manufatura da economia’ o presidente Fábio Veras e a diretoria trabalham para contribuir decisivamente para a diversificação da nova economia em apoio aos associados. “Como cofundadora do P7, a diretoria do Sindinfor se orgulha em gerar mais essa entrega que o colocou como ‘Destaque Sindical da FIEMG’ em mais de uma ocasião”, destaca Veras.
Ainda segundo Veras, o local é inspirado em modelos de espaços de inovação de outros países e trata-se de uma infraestrutura adequada para proporcionar interações por meio de espaços estratégicos. “O P7 foi desenvolvido com um plano estratégico de ocupação, infraestrutura de qualidade e tecnologia de ponta para os profissionais se conectarem e realizarem seus serviços, além de ser, claro, um polo de atração para visitas internacionais e eventos, que são fundamentais para gerar debates, reflexões e, consequentemente, incentivos à inovação. Minas pode muito mais no fortalecimento das empresas nascentes de tecnologia e na cadeia de valor da qual fazem parte as empresas maduras da TI mineira”, acrescenta.
Sobre o P7
O P7 Criativo é a primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa de Minas Gerais. Gerida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com apoio do Sindinfor, tem a missão de conectar empresas e talentos para gerar negócios inovadores, sustentáveis e transformar a economia de Minas Gerais.
O projeto tem como protagonista o ecossistema de empresas, empreendedores, startups, produtores audiovisuais e segmentos associados a essa indústria inovadora como: TI, moda e centros de P&D de grandes empresas. O espaço dispõe de infraestrutura de ponta em um ambiente colaborativo e inspirador, preparado para promover negócios que têm a criatividade e a inovação como peças-chave.
Foto: Marina Borges
Comentários