Estudantes saem da escola pública sem conseguir resolver problemas de porcentagem ou usar Teorema de Pitágoras
O Brasil só consegue garantir que 5% dos estudantes terminem o ensino médio em escola pública com o aprendizado adequado em matemática.
Dos cerca de 2 milhões dos jovens que concluem essa etapa do ensino, mais de 1,9 milhão deles deixam a escola sem conseguir, por exemplo, resolver problemas de porcentagem ou usar o Teorema de Pitágoras.
Os dados são de um estudo feito pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) com base nos resultados do Saeb de 2021 (Sistema de Avaliação da Educação Básica), principal termômetro da educação brasileira.
O estudo, obtido com exclusividade pela Folha, destaca que o Brasil apresenta uma dificuldade histórica com o ensino de matemática. Ainda que a pandemia de Covid e o fechamento de escolas tenham piorado o desempenho dos estudantes, antes os resultados também não eram satisfatórios. Em 2019, por exemplo, só 7% concluíram o ensino médio com aprendizado adequado nessa matéria.
Também chama a atenção o fato de que não há nenhuma unidade da Federação que se destaque no indicador. O Espírito Santo atinge o percentual mais alto do país, com apenas 11,2% de alunos com aprendizado adequado. Em quatro estados, o índice não alcança nem 2% dos estudantes.
As redes estaduais de ensino são as principais responsáveis pelas matrículas no ensino médio no país. A cada 10 alunos nessa etapa, 8 estão matriculados em escolas ligadas às secretarias estaduais de educação.
Continue a ler a matéria na íntegra em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2022/11/so-5-dos-jovens-terminam-ensino-medio-com-aprendizado-adequado-em-matematica.shtml
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