pandemia da Covid-19 mudou a forma de trabalhar de muita gente. Desde a modalidade híbrida, em que o profissional vai parte da semana para a empresa e na outra fica em casa, até o home office, quando o trabalhador mantém as atividades exclusivamente de sua residência. E as novidades acabaram afetando também o aumento no número de chamados para atendimento dos técnicos em tecnologia da informação (TI).

De acordo com um levantamento realizado pela FindUP, empresa especializada em Field Service e suporte de TI em geral, em especificamente 252 companhias brasileiras, a busca por manutenção de equipamentos como computadores, notebooks e infraestrutura da operação aumentou em 142% no ano de 2021 em relação ao ano anterior.

O setor que mais buscou esse tipo de atendimento com os profissionais em trabalho híbrido ou home office foi o bancário, com um percentual de 54,21%, liderando com folga. Já o setor varejista acabou precisando do atendimento dos técnicos em TI principalmente por causa da Black Friday, somando 17,87% da demanda. Com o bronze do pódio está justamente a área de tecnologia, com 17,56%.

Saúde ficou em quarto lugar, com 4,75% dos chamados em TI. A pesquisa da FindUP também analisou os dados nos setores de alimentos, aviação, automotivo e de serviços. O levantamento observou ainda que a quantidade de serviços realizados em computadores praticamente quadruplicou em relação ao ano de 2020.

Freire observou que o home office, no decorrer destes dois anos de pandemia, exigiu que as empresas investissem mais em infraestrutura para que os funcionários realizem suas atividades de forma remota. “60% dos atendimentos realizados pelos profissionais de tecnologia para os bancos são feitos de forma remota. Apenas em casos excepcionais, os técnicos se dirigem até o local de trabalho”, exemplificou o CEO da FindUP.

Além de analisar 2021 como um todo, o levantamento fez o recorte mês a mês do segundo semestre do ano passado. Neste período, quando ocorre, por exemplo, a Black Friday em novembro, a busca por técnicos de informática cresceu aproximadamente 100%. No penúltimo mês do ano, foram totalizados 3.475 atendimentos, contra 1.750 no ano anterior.

Fonte: Olhar Digital