Na esteira das atuais tendências desenvolvimentistas, a Universidade de São Paulo deu mais um passo rumo à criação de um Distrito de Inovação em sua Cidade Universitária. 

No dia 22 de março, dirigentes da Universidade, representantes do governo Paulista, empresas e Instituições parceiras visitaram o local onde poderá ser construído um novo polo tecnológico.

A visita teve o objetivo de apresentar aos potenciais parceiros a proposta de transformar o espaço, antes destinado à criação de um Centro de Convenções da Universidade, em um Distrito de Inovação.

O distrito integraria o ambiente de inovação da Universidade, que já conta com a Agência USP de Inovação (Auspin); o InovaUSP, que abriga laboratórios multidisciplinares; incubadoras e parques tecnológicos. 

A ideia é conectar empresas, startups e pesquisadores em um único local, oferecendo o melhor ambiente para o desenvolvimento e incorporação de inovação.

O projeto é similar ao que foi proposto pelo Sindinfor aqui em Belo Horizonte. No dia 24 de março, o presidente do Sindinfor, Fábio Veras, protocolou um ofício solicitando uma audiência com o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e com o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Azevedo (sem partido), para tratar sobre a criação de um Distrito de Inovação na capital mineira.

A ideia seria usar de forma estratégica o terreno do Aeroporto Carlos Prates, de 547 mil metros quadrados, para a criação do distrito.

Fonte: Jornal da USP