No espírito de integração das forças a favor da Juventude, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico do nosso Estado, mais uma vez as principais entidades e organizações de T.I. convergem no sentido da defesa da promoção do melhor ambiente regulatório, das melhores práticas globais para Belo Horizonte.

Nesse sentido, o Sindinfor, a Assespro/MG, a Câmara Minas Gerais – Israel de Comércio e Indústria, a FCJ Venture Builder e a Sucesu Minas se manifestam contra o veto do Prefeito de Belo Horizonte ao PL 547/23, que dispõe sobre a adoção de medidas de estímulo ao desenvolvimento de startups e às atividades de ciência, tecnologia e inovação em Belo Horizonte.

Leia o Manifesto na íntegra.

“Nós, membros do ecossistema de Tecnologia da Informação (TI) e atividades correlatas de Belo Horizonte, expressamos nossa profunda preocupação em relação ao veto do prefeito ao Projeto de Lei 547/23, que dispõe sobre a adoção de medidas de estímulo ao desenvolvimento de startups e às atividades de ciência, tecnologia e inovação em Belo Horizonte.

Este projeto representa uma oportunidade crucial para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico da cidade.
Instamos respeitosamente a todos os vereadores a reconsiderarem e rejeitarem esse veto, reconhecendo os inúmeros benefícios que o PL 547/23 traria para o ecossistema de tecnologia e para Belo Horizonte como um todo.

O impacto positivo da implementação deste projeto se estende além das fronteiras do setor de TI, influenciando diretamente o crescimento econômico, a criação de empregos e a inovação tecnológica. Através da derrubada desse veto, estamos investindo no futuro da nossa cidade, promovendo um ambiente propício para startups, empresas de tecnologia e para que profissionais talentosos possam prosperar.

Nossa comunidade de TI é um pilar essencial para o avanço de Belo Horizonte, e a aprovação do PL 547/23 é importante para manter a competitividade da cidade no cenário nacional e internacional. Apelamos aos vereadores para que considerem cuidadosamente as implicações dessa decisão e atuem em prol do crescimento sustentável e inovador da capital mineira.

Juntos, podemos construir um futuro tecnológico vibrante para nossa cidade, impulsionando o progresso e elevando Belo Horizonte a novos patamares de excelência. Enfatizamos que estamos a cada ano perdendo posições para outras cidades brasileiras que, além de aprovarem o Marco Legal das Startups, estão conseguindo construir um diálogo e ações conjuntas entre o poder público e o privado.

Para trazermos Belo Horizonte novamente para um protagonismo em inovação tecnológica, precisamos evoluir no quesito de ambiente regulatório, proporcionando um cenário favorável para a geração de negócios e empregos. Cabe frisar que, vetos como este nos afastam de nossos objetivos, e também implicam em evasão de startups, migração de empresas de base tecnológica para outras localidades e, consequentemente, no enfraquecimento do setor tech da capital mineira.”