‘Videogames podem estimular a criatividade das crianças’, é o que defende Sir Demis Hassabis, especialista em Inteligência Artificial, neurocientista e designer de vídeo games.

O multimilionário inglês é cofundador e chefe do DeepMind, empresa focada em pesquisas e desenvolvimento de máquinas de inteligência artificial. Em 2014, o Google comprou sua empresa por £ 400 milhões (R$ 2,5 bilhões).

Demis, uma criança prodígio do xadrez, projetou e programou um jogo multimilionário chamado Theme Park na adolescência, antes de ir para a Universidade de Cambridge. Ele afirmou ao programa Today, da Radio 4 da BBC, que os jogos o ajudaram a ter sucesso.

Para o especialista em IA, as crianças deveriam ser estimuladas a criar e a fazer programação no computador. “Você nunca sabe onde as paixões podem te levar, então eu apenas encorajaria os pais a deixarem seus filhos realmente apaixonados pelas coisas e, então, desenvolverem habilidades por meio disso”, afirmou Demis.

No último dia 28 de março, Demis postou no X (o antigo Twitter) que estava “encantado” em receber o título de cavaleiro britânico pelos serviços prestados à IA.

Leia a notícia na íntegra em https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2024/03/30/videogames-podem-estimular-a-criatividade-das-criancas-diz-milionario-da-inteligencia-artificial.ghtml 

📰 Portal G1

.

CENÁRIO NO BRASIL

Recentemente, o Plenário do Senado Federal aprovou a criação do marco legal para a indústria de jogos eletrônicos (PL 2.796/2021), que regulamenta a fabricação, a importação, a comercialização, o desenvolvimento e o uso comercial dos jogos. 

A medida pretende promover um ambiente de negócios favorável e aumentar o capital disponível para investimentos no setor.